Concurseiros Forum Index Concurseiros
Vida Longa ao Fórum Concurseiros !

FAQFAQ    SearchSearch    MemberlistMemberlist    UsergroupsUsergroups    fchat fChat  RegisterRegister  
  ProfileProfile    Log in to check your private messages Log in to check your private messages    Log in Log in 

Bibliografia comentada para o concurso de DPF 2008
Goto page 1, 2, 3, 4, 5, 6  Next

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Concurseiros Forum Index -> Polícia Federal
View previous topic :: View next topic  
Author Message
FRANKLIN-DPF
Usuário
Usuário

PostPosted: Mon Mar 06, 2006 6:29 pm    Post subject: Bibliografia comentada para o concurso de DPF 2008 Reply with quote

• Administrativo: Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. É o mais direcionado para concursos. Os autores não querem fazer ciência, como, p. ex., discutir modelo inglês versus modelo francês. A título comparativo, vejam o número de páginas dedicadas nesse livro às Agências(Executivas/Reguladoras) em relação ao livro do Hely Lopes Meirelles e ao da Maria Sylvia. Esse assunto despenca em concursos atualmente.

• Constitucional: Alexandre Moraes; Pedro Lenza. Alexandre de Moraes tem boa doutrina(Controle, p. ex., é muito bom) e cita várias decisões do STF. Pedro Lenza é um resumão com rica jurisprudência do Supremo. Várias questões do CESPE são retiradas do seu rodapé.

• Penal: Damásio; Mirabete; Rogério Greco; Sinopses Jurídicas da Saraiva(parte especial somente). Damásio só se forem as edições antigas, pois depois que o autor mesclou a Teoria da Imputação Objetiva nos exemplos da Teoria Finalista, esse livro deixou de ser a Bíblia do Direito Penal Brasileiro(ele mandou muito mal). A coleção do Mirabete eu acho muito boa, com destaque para a parte especial(muita jurisprudência). Rogério Greco é o melhor manual da Parte Geral de Penal, excelente doutrina, sem se perder em comentários inúteis. Pra fechar, a coleção de Sinopses da Saravia(vol. 7 a 10) pra recordar a matéria.

• P. Penal: Capez; Dá pra fazer prova do CESPE?? Dá. É o mais completo?? Não. Há o livro do Denílson Feitoza, da Impetus, só que a criança tem 1397 páginas... mas ainda falta muito tempo pro concurso... dá pra ler sim... e Processo Penal é uma disciplina muito importante.

• Processo Civil: Alexandre Freitas Câmara; Marinoni; Barbosa Moreira; Dinamarco. Processo Civil é a disciplina mais complicada do Direito. Na verdade, temos que reconhecer que não há uma doutrina de ponta, que se destaque tanto assim em relação às demais. Das quatro indicações, cada uma se destaca em um ou outro tema. Todas não citam muita jurisprudência.

• Português: Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa - José de Nicola e Ulisses Infante - Ed. Scipione. De todas as gramáticas que já estudei, é, de longe, a melhor. Excelentes exercícios. Tentem achar a “do professor”, pois a “do aluno” não tem gabarito.

• Tributário: Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino(dois livros - um sobre o CTN, e outro sobre o STN - art. 145 a 162 da CF, tudo em cima da jurisprudência do STF.). Hugo de Brito Machado é muito bom, porém quando expõe suas posições minoritárias não cita a corrente majoritária na doutrina e na jurisprudência(resumindo, perigoso para provas do CESPE).

• Civil: Sinopses Jurídicas da Saraiva. Mais que suficientes para a prova de DPF. São ao todo 5 livros(família e sucessões, que são as outros dois livros da coleção, não estão no programa) .

• Previdenciário: O do Zambitte é o melhor, da editora Impetus. Atenção: não é o resumo, e sim o manual, pois as questões de previdenciário estão entre as mais difíceis da prova. Estudei pelo Sérgio Pinto Martins e me lasquei.

• Comercial: manual do Fábio U. Coelho. É o que tem de melhor no mercado. Sintetizou a sua coleção de comercial, que é muito extensa e prolixa. Todas as questões do certame com certeza vão estar lá.

• Consumidor: Apareceram uns itens de direito do consumidor na prova de 2004... quem não quiser ficar preso ao código seco, há um código comentado da Impetus, quem estiver com mais tempo vale a pena dar uma olhada... sáo pontos que podem fazer a diferença na classificação final...

• Legislação Penal Especial: Comprei recentemente a sinopse nº 24 da Saraiva. Crimes hediondos, tortura, terrorismo, tóxicos, armas de fogo, contravenções penais e crimes de trânsito são tratados nesse livro. Show de bola!!! Há um livro mais completo, que traz praticamente todas as leis exigidas no edital: é o livro do Ricardo Antonio Andreucci, da Ed. Saraiva... há comentários sobre a lei de crimes contra a ordem tributária, ECA, lavagem de dinheiro, crimes ambientais, etc. Quem tiver tempo disponível, não deixe de ler!!!

• Informática: João Antônio – Editora Campus;

• Raciocínio Lógico: Enrique Rocha Ed. Campus

CONSELHO: fujam das obras “jurássicas”. José Afonso da Silva, Hely Lopes Meirelles, Tourinho Filho, Humberto Theodoro, Rubens Requião, etc. Praticamente não são mais utilizadas pelas bancas, totalmente démodé, dêem preferência às obras direcionadas para concursos.

Last edited by FRANKLIN-DPF on Wed Nov 08, 2006 7:56 pm; edited 13 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Nefertiti
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Tue Mar 07, 2006 1:53 am    Post subject: Reply with quote

Franklin, ficou legal.

Abraços

Nefertiti/SP
Back to top
Tropeiro
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Tue Mar 07, 2006 1:11 pm    Post subject: Reply with quote

Excelente bibliografia, mas gostaria de acrescentar 1 livro:
O de DIREITO TRIBUTÁRIO de Cláudio Borba - Ed Impetus - Série Provas e Concursos
Nao conheço o que Franklin indicou, mas esse é muito bom.
Back to top
View user's profile Send private message
Duda/RJ
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Mon Mar 13, 2006 11:45 pm    Post subject: Reply with quote

Bacana a bibliografia indicada pelos amigos.

Incluiria aí umas fitas e dvds do telejur sobre assuntos pontuais, não tratados normalmente nos cursos ("www.telejur.com.br"). Fica caro mas ajuda.

Em direito administrativo, confesso q não troco o livro do José dos Santos Carvalho Filho (lumen juris) por nenhum.

Em dto tributário a banca do Cespe segue o Hugo de Brito Machado.

Constitucional o do Alexandre de Moraes é bom e se estudar junto com a CRFB Comentada dele fica showwwww.

Civil, pra polícia, é sinopse mesmo q apesar de resumida tem muuuuuita qualidade.

Em Penal, Rogério Greco junto com as sinopses da parte especial dão conta. Ler o CP na letra da lei é fundamental tb. Mas só faça isso perto da prova. Do art. 1º ao 120 (parte geral) vc lê até no banheiro de tão rápida q é a leitura. rsrs
Emesurf
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Sat Mar 18, 2006 6:50 pm    Post subject: Reply with quote

FRANKLIN, em primeiro lugar, obrigado pelas dicas. Sou excedente para APF NAC e resolví voltar ao estudo.
Comprei alguns livros (a maioria das sugestões que cabem ao curso de agente), porém gostaria de sua ajuda (ou quem puder ajudar) em duas matérias: ADMINISTRAÇÂO E ECONOMIA.
Você conhece algum livro/ apostila? Eu estudei por uma que me ferrou... deixer praticamente todas em branco nos respectivos assuntos.

Obrigado
Back to top
FRANKLIN-DPF
Usuário
Usuário

PostPosted: Sat Mar 18, 2006 8:03 pm    Post subject: Reply with quote

Emesurf wrote:
FRANKLIN, em primeiro lugar, obrigado pelas dicas. Sou excedente para APF NAC e resolví voltar ao estudo.
Comprei alguns livros (a maioria das sugestões que cabem ao curso de agente), porém gostaria de sua ajuda (ou quem puder ajudar) em duas matérias: ADMINISTRAÇÂO E ECONOMIA.
Você conhece algum livro/ apostila? Eu estudei por uma que me ferrou... deixer praticamente todas em branco nos respectivos assuntos.

Obrigado

Olá, Emesurf!!!

Economia é o Paulo Viceconti, pode comprar sem medo de ser feliz.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=194313&ID=C92212317D60312123A0B0116

Já Administração a estória é diferente... vamos pegar o programa constante no edital:
VI NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO. 1 Conhecimentos de administração e de administração gerencial. 1.1 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 1.2 Comportamento
organizacional: motivação, liderança e desempenho.
Essa parte é de administração puramente dita... não conheço nada disso.

1.3 Princípios e sistemas de administração federal. 2 Administração Financeira e Orçamentária. 2.1 Orçamento público. 2.2 Princípios orçamentários. 2.3 Diretrizes orçamentárias. 2.4 SIDOR, SIAFI. 2.5 Receita pública: categorias, fontes, estágios e dívida ativa. 2.6 Despesa pública: categorias, estágios. 2.7 Suprimento de fundos. 2.8 Restos a pagar. 2.9 Despesas de exercícios anteriores. 2.10 A conta única do Tesouro.
Isso aqui é matéria de Direito Financeiro. Há um livro muito bom, do Valdecir Pascoal, da Campus.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=174954&ID=C92212317D60312123A0B0116

2.11 Licitações: modalidades, dispensa e inexigibilidade (Lei n.º 8.666/1993). 3 Regime jurídico peculiar dos funcionários policiais civis da União e do Distrito Federal, (Lei n.º 4.878/1965). 4 Regime jurídico dos servidores públicos civis federais (Lei n.º 8.112/1990 [atualizada]). 5 Sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento
ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional (Lei n.º 8.429/1992).
Aqui é ler a legislação seca.

Abraços
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Sun Mar 19, 2006 12:20 pm    Post subject: Reply with quote

Valeu Franklin!
Show de bola
Back to top
Tetê
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Tue Mar 21, 2006 12:19 pm    Post subject: Reply with quote

Oi Franklin!
Resolvi começar a estudar para Delegada da PF e estou meio sem rumo. Dei uma olhada na bibliografia q vc colocou aí e tenho todos os livros.
Acho q o problema é a prova física, pq me colocam tanto medo!!!! É tão difícil assim mesmo?

Um abraço
Back to top
FRANKLIN-DPF
Usuário
Usuário

PostPosted: Tue Mar 21, 2006 12:32 pm    Post subject: Reply with quote

Tetê wrote:
Oi Franklin!
Resolvi começar a estudar para Delegada da PF e estou meio sem rumo. Dei uma olhada na bibliografia q vc colocou aí e tenho todos os livros.
Acho q o problema é a prova física, pq me colocam tanto medo!!!! É tão difícil assim mesmo?

Um abraço

Olá, Tetê!!

A instrução normativa da prova física se encontra no seguinte link
http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf%5F2004%5Fnac/arquivos/IN_N_003-2004_-_VIGENTE.PDF

As provas são fáceis para as mulheres que têm um certo condicionamento, mas vc deve ficar de olho na prova da barra fixa(tem que fazer uma "barra dinâmica")... isso deixou várias meninas subjudice no concurso de 2004, OK??!!

Abraços e boa sorte
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Tue Mar 21, 2006 4:49 pm    Post subject: Reply with quote

o Direito Penal Parte Geral Edityora Campus do Francisco Dirceu Barros é bom para estudo??? comprei este livro pela metade do preço... será q é bom??? senão não vou comprar o do Rogério Greco... afinal estou estudando com a Sinopses de Direito Penal da saraiva também...
Shadowrun
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Mar 22, 2006 9:25 am    Post subject: opa... falha... Reply with quote

>Happy corrigindo... estes livros abaixo são ideiais pra PF?
MPETUS/CAMPUS
- Manual de Direito Administrativo – 2ª edição – Cláudio Brandão de Oliveira
- Direito Administrativo - 6ª edição atualizada até EC48 - Elias Freire - Editora Campus
- Direito Penal Parte Geral - Francisco Dirceu Barros - Editora Campus

tenho eles... são ideais??? agradeço...
FRANKLIN-DPF
Usuário
Usuário

PostPosted: Thu Mar 23, 2006 5:55 am    Post subject: Re: opa... falha... Reply with quote

Shadowrun wrote:
>Happy corrigindo... estes livros abaixo são ideiais pra PF?
MPETUS/CAMPUS
- Manual de Direito Administrativo – 2ª edição – Cláudio Brandão de Oliveira Nunca ouvi falar
- Direito Administrativo - 6ª edição atualizada até EC48 - Elias Freire - Editora Campus O pessoal da sala da receita disse que o Marcelo Alexandrino é melhor
- Direito Penal Parte Geral - Francisco Dirceu Barros - Editora Campus Li uns capítulos do vol II - parte especial 1ª parte - na livraria, e gostei muito... só que parece uma bíblia, muito extenso... já a parte geral eu nunca vi/ouvi nenhum comentário a respeito...

tenho eles... são ideais??? agradeço...

Usuário
Usuário

PostPosted: Thu Mar 23, 2006 6:00 am    Post subject: Reply with quote

FRANKLIN-DPF wrote:
Emesurf wrote:

Obrigado

Olá, Emesurf!!!

Economia é o Paulo Viceconti, pode comprar sem medo de ser feliz.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=194313&ID=C92212317D60312123A0B0116

Já Administração a estória é diferente... vamos pegar o programa constante no edital:
VI NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO. 1 Conhecimentos de administração e de administração gerencial. 1.1 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 1.2 Comportamento
organizacional: motivação, liderança e desempenho.
Essa parte é de administração puramente dita... não conheço nada disso.

1.3 Princípios e sistemas de administração federal. 2 Administração Financeira e Orçamentária. 2.1 Orçamento público. 2.2 Princípios orçamentários. 2.3 Diretrizes orçamentárias. 2.4 SIDOR, SIAFI. 2.5 Receita pública: categorias, fontes, estágios e dívida ativa. 2.6 Despesa pública: categorias, estágios. 2.7 Suprimento de fundos. 2.8 Restos a pagar. 2.9 Despesas de exercícios anteriores. 2.10 A conta única do Tesouro.
Isso aqui é matéria de Direito Financeiro. Há um livro muito bom, do Valdecir Pascoal, da Campus.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=174954&ID=C92212317D60312123A0B0116

2.11 Licitações: modalidades, dispensa e inexigibilidade (Lei n.º 8.666/1993). 3 Regime jurídico peculiar dos funcionários policiais civis da União e do Distrito Federal, (Lei n.º 4.878/1965). 4 Regime jurídico dos servidores públicos civis federais (Lei n.º 8.112/1990 [atualizada]). 5 Sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento
ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional (Lei n.º 8.429/1992).
Aqui é ler a legislação seca.

Abraços

Sobre a parte de Administração, um colega do CW fez a seguinte indicação:
STONER, James Arthur Finch,. Administração

Abraços
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Thu Mar 23, 2006 7:32 am    Post subject: opa... Reply with quote

>Happy valew franklin pela ajuda... bom saber porque o que ninguém ouviu falar é cruel... não deve ser tão bom e vou correr atrás de outros melhores.. afinal PF só elite.... abraço e obrigado pela atenção... sempre em QAP por aki >Happy
Rmpessoa
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Fri Mar 24, 2006 3:45 pm    Post subject: Reply with quote

FRANKLIN-DPF,

Vc sugere, apenas, a leitura das Sinopses da Saraiva para a parte especial de Penal para a prova de Delegado Federal?

Tenho gostado muito dos livros do Rogério Greco relativos a Parte Especial. Ainda falta o último volume ser lançado, mas os outros 2 são muitos bons.

A dica da Legislação Penal Especial n.º 24 é muito boa. Fácil leitura e compreensão. Pena que a decisão do STF sobre os crimes hediondos veio depois da última edição deste livro!
Back to top
FRANKLIN-DPF
Usuário
Usuário

PostPosted: Sat Mar 25, 2006 7:16 am    Post subject: Reply with quote

Rmpessoa wrote:
FRANKLIN-DPF,

Vc sugere, apenas, a leitura das Sinopses da Saraiva para a parte especial de Penal para a prova de Delegado Federal?

Tenho gostado muito dos livros do Rogério Greco relativos a Parte Especial. Ainda falta o último volume ser lançado, mas os outros 2 são muitos bons.

A dica da Legislação Penal Especial n.º 24 é muito boa. Fácil leitura e compreensão. Pena que a decisão do STF sobre os crimes hediondos veio depois da última edição deste livro!

Olá, Rmpessoa!!

Ao meu ver os livros do Rogério Greco da parte especial pecam pela falta de jurisprudência, tão importante nas provas do CESPE. Eu estudei pelo Mirabete(muita jurisprudência, pode conferir) + sinopses, para recordar.

Abraços
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Sat Mar 25, 2006 11:46 am    Post subject: Reply with quote

Obrigado pela resposta.

O Mirabete eu só usei durante a faculdade e depois nunca mais olhei para ele. Vou dar um pulo na livraria para dar uma folhada em suas edições atuais!

;)
Back to top
amsnetbr
Moderador
Moderador

PostPosted: Thu Mar 30, 2006 3:03 pm    Post subject: Reply with quote

Para quem vai prestar tb concurso para os Tribunais qual melhor livro para Penal. Greco ou Mirabete? Dico parte geral!!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
FRANKLIN-DPF
Usuário
Usuário

PostPosted: Fri Mar 31, 2006 12:17 am    Post subject: Reply with quote

amsnetbr wrote:
Para quem vai prestar tb concurso para os Tribunais qual melhor livro para Penal. Greco ou Mirabete? Dico parte geral!!

Depende da instituição organizadora.
Back to top
amsnetbr
Moderador
Moderador

PostPosted: Fri Mar 31, 2006 1:24 am    Post subject: Reply with quote

FCC-TRE-Analista Judiciario-Area Adm
Back to top
PELOPES
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Fri Mar 31, 2006 1:55 am    Post subject: Reply with quote

Boa noite;

Eu tenho três dos livros que o Franklin indicou; vou deixar minha opinião a respeito deles:

-DIREITO ADMINISTRATIVO - do Vicente Paulo. Livro excelente, o melhor que já li dentre as obras de administrativo;

-LIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL - escrito pelo Alexandre Câmara. É um livro bom, mas não é nada fantástico;

-CURSO DE DIREITO PENAL (PARTE GERAL) - do Rogério Greco. É um livro muito bom, com um vocabulário fácil e objetivo, gostei bastante; o único problema é que ele possue muitos erros de português, principalmente de acentuação e pontuação.

Valeu, pessoal!
Back to top
amsnetbr
Moderador
Moderador

PostPosted: Fri Mar 31, 2006 8:31 am    Post subject: Reply with quote

me indicaram tb a colecao do CAPEZ
Back to top
Rmpessoa
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Fri Mar 31, 2006 2:12 pm    Post subject: Reply with quote

Pelopes,

Concordo com vc no caso do Rogério Greco. Há muitos erros. Acredito que seja por falta de uma boa revisão. O meu livro é da 5º Edição. Mas para os que nunca viram o livro, isto não impede de ser um excelente livro. ;)
Back to top
amsnetbr
Moderador
Moderador

PostPosted: Fri Mar 31, 2006 2:22 pm    Post subject: Reply with quote

Na minha prova cai tanto a parte geral como especial. Nao tudo da parte especial somente crimes contra Patrim,adm pub e ordem trib

Qual colecao vcs indicam? Mirabete,greco ou Capez?
Back to top
FRANKLIN-DPF
Usuário
Usuário

PostPosted: Fri Mar 31, 2006 2:35 pm    Post subject: Reply with quote

amsnetbr wrote:
Na minha prova cai tanto a parte geral como especial. Nao tudo da parte especial somente crimes contra Patrim,adm pub e ordem trib

Qual colecao vcs indicam? Mirabete,greco ou Capez?

Fundação Carlos Chagas?? Geralmente as provas são básicas, fáceis até, com ponto de corte alto... eu ia de Capez, mas isso é pessoal, depende do candidato

Abraços
Back to top
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Concurseiros Forum Index -> Polícia Federal All times are GMT - 2 Hours
Goto page 1, 2, 3, 4, 5, 6  Next

Page 1 of 6

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum