Concurseiros Forum Index Concurseiros
Vida Longa ao Fórum Concurseiros !

FAQFAQ    SearchSearch    MemberlistMemberlist    UsergroupsUsergroups    fchat fChat  RegisterRegister  
  ProfileProfile    Log in to check your private messages Log in to check your private messages    Log in Log in 

Carneiro (TI - Tecnologia da Informação)

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Concurseiros Forum Index -> Aprovados TRF/2005
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Carneiro
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Mar 08, 2006 3:06 pm    Post subject: Carneiro (TI - Tecnologia da Informação) Reply with quote

zork wrote:
Pessoal,

Estejam livres para questionar os aprovados de nosso fórum. Entrem no endereço abaixo e questionem os motivos de seu sucesso. Sugiram tbm novos aprovados abrindo salas com seu nick e convidando-os a participar.

http://concurseiros.13.forumer.com/viewforum.php?f=71

Abraços,

Zork.

Bom, na esteira do convite do Zork, coloco-me à disposição, já adiantando que pra TI, acho que o perfil é um pouco diferente, mas nem tanto.
Bom, se alguém quiser perguntar algo, estou à disposição.
Abraços,
Paulo
Back to top
View user's profile Send private message
TInformada
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Mar 08, 2006 8:34 pm    Post subject: Reply with quote

Olá,
primeiramente PARABÉNS a você e a todos que conseguiram merecida vitória.

Bom, você tocou num ponto interessante que é a diferença de perfil para TI e para Aduana/Tributário. Os editais são um pouco diferentes, mas acho que somente em cerca de 10% do programa.

Você poderia nos dar mais detalhes sobre sua preparação. Principalmente bibliografia na parte de TI.

Abs,
TInformada
Back to top
View user's profile Send private message AIM Address MSN Messenger
TInformada
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Mar 08, 2006 8:41 pm    Post subject: Reply with quote

Olá,

Bom, você tocou num ponto interessante que é a diferença de perfil para TI e para Aduana/Tributário. Os editais são um pouco diferentes, mas acho que somente em cerca de 10% do programa.

Você poderia nos dar mais detalhes sobre sua preparação. Principalmente bibliografia na parte de TI.

Abs,
TInformada
Back to top
Carneiro
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Mar 08, 2006 9:46 pm    Post subject: Reply with quote

TInformada wrote:
Olá,

Abs,
TInformada

Abriu um tempinho, então vamos lá (estou me baseando na 8ª Região, ok?):

1) No geral:

Tem muitas matérias comuns com a área de TA, mas acho sintomático que em SP, onde passei, por exemplo, quase a metade das vagas não foram preenchidas (sobraram 23 das 50 vagas, a nota de corte foi SÓ 104!!!).

Se você olhar as notas, dá para perceber que onde o pessoal parece ter tido mais dificuldade, pelo menos na 8ª Região, parece ter sido nas questões de Direito... O que, aliás, tem tudo a ver, pois não me consta que o pessoal de TI seja muito fã das Humanas, em especial Direito.

Pra Direito, em concursos da área fiscal, este forum é fantástico em indicação de bibliografia. Não vou repetir aqui - tem vários links sobre o assunto. Mas o fato é que vale o esforço de estudo aqui. Legislação e os links indicados no fórum.

Com relação às outras matérias - Português, Inglês, Mat.Fin. e Estatística -, este forum é muito rico em sugestões e, em todo caso, parece que o pessoal de TI acaba se "virando" nas mesmas. Mas, na minha opinião, não dá pra deixar a peteca cair. Tem de estudar *tudo*. No mínimo, revisão.

2) As matérias de TI:

Este forum é fantástico na indicação de bibliografia para todas as matérias, mas para a prova do pessoal de TI, na parte de Informática, talvez eu não tenha sabido pesquisar, mas não achei muito e acabei utilizando outras fontes. Mais tarde fui descobrir alguns links legais aqui dentro, mas não os tenho à mão. Mas me parece que se pesquisar, algumas fontes você encontra.

Da minha parte, eu tenho mexo com computadores há mais de 20 anos (calma, eu estou na casa dos 30 ainda, é que eu comecei cedo) e sempre me interessei pela matéria, acabei estudando no meu "estilo": lendo fuçando, pesquisando, indo atrás. Veja que a minha formação não é em Computação, nem mesmo na área específica de TI.

O que fazer, então? Bom, eu peguei o edital e comecei a ver o programa, e comecei a verificar as matérias requisitadas. Algumas coisas, tipo programação estruturada, orientação a objetos etc, eu já tinha lido em livros, já tinha trabalhado com isso. Então eu utilizei o material que eu já tinha, dei uma revisada geral assim.

O que eu não conhecia, fui pesquisar (google é seu amigo, ainda que tenha muita besteira na internet; às vezes, tem de saber "separar o joio do trigo"). E, pra falar a verdade, acabei acessando mais os sites em inglês, para só descobrir depois, às vezes aqui mesmo, neste fórum, que, em alguns casos, também tinham referencias em português; mas eu não as utilizei.

Bom, em suma, foi isso. Cabe ressaltar que eu estava mirando para o AFRF, fiz acima de 20 pontos da nota de corte, e fui eliminado porque não fiz o mínimo em tributário. Depois da prova do AFRF, praticamente só estudei constitucional e tributário, bem como revisei, mais próximo da prova, mat.fin. e estatística. Aí, foi *menos* difícil o TRF.

É isso aí. Qualquer dúvida a mais, estou à disposição. Se alguém achar os link com recursos de TI, para o pessoal de TI, neste fórum, seria interessante indicar.

Abraços!

Paulo
Back to top
Esp@nhol
Usuário Fundador
Usuário Fundador

PostPosted: Wed Mar 08, 2006 11:03 pm    Post subject: Reply with quote

Fala Carneiro!!!

Show de bola ... a parte de TI ta precisando de mais informacoes mesmo ... colabore o quanto puder ...

Parabens pelo sucesso ... a galera de Santos ta arrebentando!!! Happy

Abraco

ADUANA ... AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!

Back to top
TInformada
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Mar 08, 2006 11:16 pm    Post subject: Reply with quote

Oi Paulo,

a primeira coisa é PARABÉNS, pra você e TODOS os aprovados. Vocês são exemplos e merecedores da vitória, o esforço é grande, mas poder sentir esta alegria, compensa os sacríficios. Sucesso neste novo caminho.

Segundo, faço minhas as suas palavras sobre a área de TI. Eu vou tenhar AFRF nesta área e tô numa luta danada pra tentar encontrar alguém que passou pra TI e participe aqui do fórum, 100% das pessoas com quem fiz contato até o momento, são de Tributária / Aduaneira.

Sabemos que 90% do programa do edital, são comuns as áreas, mas existem diferenças no peso de algumas matérias, e o mais importante que você frisou: o perfil das pessoas é diferente.

Eu sou Matemática e trabalha como analista de sistemas, você falar em decoreba comigo, dá até "calafrios" ... mas em compensação memorizo fórmulas, comandos, ... muito bem. Além de ter um raciocínio lógico que me ajuda até nas áreas de Direito. Mas grandes decorebas, comigo é sacrifício, porém terei que entender primeiramente e "memorizar" o que for imprescindível.

Quanto a bibliografia, támbém concordo com você. O próprio João Antônio diz que o livro dele abrange 60% do exigido. Talvez devessemos buscar, uns 3 livros bons, que abrangessem boa parte do programa.

Enfim, vou contribuir no que puder e gostaria de trocar umas idéias com você. Pois pelo que entendi, você vai continuar na batalha, até por que bateu na trave ....

Felicidades e a gente se fala.

Abs,

Luciene
Back to top
HAL Bizarre
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Thu Mar 09, 2006 10:13 am    Post subject: Reply with quote

Ola

Eu sou da área de TI. Quase passei no AFRF, passei no TRF e vou tentar AFRF de novo.
Qualquer dúvida, estou disposto a ajudar.
View user's profile Send private message MSN Messenger
Carneiro
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Thu Mar 09, 2006 3:40 pm    Post subject: Reply with quote

TInformada wrote:
Oi Paulo,

a primeira coisa é PARABÉNS, pra você e TODOS os aprovados. Vocês são exemplos e merecedores da vitória, o esforço é grande, mas poder sentir esta alegria, compensa os sacríficios. Sucesso neste novo caminho.

Segundo, faço minhas as suas palavras sobre a área de TI. Eu vou tenhar AFRF nesta área e tô numa luta danada pra tentar encontrar alguém que passou pra TI e participe aqui do fórum, 100% das pessoas com quem fiz contato até o momento, são de Tributária / Aduaneira.

Sabemos que 90% do programa do edital, são comuns as áreas, mas existem diferenças no peso de algumas matérias, e o mais importante que você frisou: o perfil das pessoas é diferente.

Eu sou Matemática e trabalha como analista de sistemas, você falar em decoreba comigo, dá até "calafrios" ... mas em compensação memorizo fórmulas, comandos, ... muito bem. Além de ter um raciocínio lógico que me ajuda até nas áreas de Direito. Mas grandes decorebas, comigo é sacrifício, porém terei que entender primeiramente e "memorizar" o que for imprescindível.

Quanto a bibliografia, támbém concordo com você. O próprio João Antônio diz que o livro dele abrange 60% do exigido. Talvez devessemos buscar, uns 3 livros bons, que abrangessem boa parte do programa.

Enfim, vou contribuir no que puder e gostaria de trocar umas idéias com você. Pois pelo que entendi, você vai continuar na batalha, até por que bateu na trave ....

Felicidades e a gente se fala.

Abs,

Luciene

Oi Luciene, Espanhol, obrigado pelos parabéns! HAL, obrigado por se oferecer, acho que a idéia é mesmo a de nos organizarmos e continuarmos na luta juntos..

E sim, ainda vou continuar na batalha - AFRF no futuro! Aliás, nem só para o AFRF, estou prestando vários concursos. Mas o AFRF é um dos principais.

Esta semana vou estar correndo atrás de documentos e resolvendo algumas pendências, mas a partir da semana que vem já volto para os estudos com força total (obviamente, com a necessária pausa para o curso de formação).

Acho que poderíamos começar a organizar material, links. Talvez até abrir uma sala para isso. Ou seguir daqui mesmo.

Por curiosidade, Lu, vc está aonde? E vc, HAL, vai para onde? Eu estou em SP (8ª Região), pretendo continuar na capital (sou o Paulo na 12ª colocação da lista, aliás, o único Paulo na lista).

Quanto aos dados gerais de atuação, que você mencionou, meu forte é sistemas operacionais, tenho bastante experiência com Linux e também programação. Me considero "médio" em redes, hardware, orientação a objetos, UML etc. Eu sou do tipo que "fuça" muito, tenho um bom tempo de estrada na área (como disse, mais de 20 anos, vi muita coisa), gosto de aprofundar, e tudo isso ajuda muito nas provas.

Mas tem muita coisa ainda para estudar, principalmente para as provas da Esaf de TI (não só para o AFRF, mas também as outras - acredite, teve algumas que eu achei mais difíceis). Volta e meia você vê eles pedindo detalhes sobre PMBOK, modelo OSI, por exemplo, que fogem à descrição geral, coisas que não são fáceis de lembrar ou mesmo de achar em pesquisa. Cai muita coisa teórica que nem sempre se tem à mão, que não se vê no dia-a-dia (pelo menos essa é a minha impressão).

Você falou sobre formação. Eu comecei fazendo engenharia (Unicamp), mas larguei. Acabei me formando em Direito (é, eu sei, é estranho mesmo), tenho curso incompleto de Processamento de Dados (Fatec) e pós graduação em administração. Ironicamente, com a Esaf, as matérias de Direito normalmente são as que mais me dão trabalho (risos). No AFRF, foi Tributário; no TRF, quase rodei em Previdenciário. Só olhar as minhas notas (risos). Esse é um problema que eu tenho em especial com a ESAF (risos).

Em suma, as minhas notas no AFRF e TRF foram bem parecidas, um pouco melhor no TRF. Nas últimas provas tenho feito em torno de 61 a 64% no geral: normalmente em torno de 50% nas de Direito e *muito* melhor nas demais matérias (em torno de 65% a 100% no resto).

Aliás, normalmente vou melhor de inglês, mat. fin., informática e português, me complico em estatística e "sofro" nas de Direito (principalmente nas provas da Esaf).

Bom, vamos nos organizar!

Paulo
Back to top
Carneiro
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Sun Mar 12, 2006 4:49 pm    Post subject: Reply with quote

Sobre grupo de estudos e material, envolvendo a área de TI, é legal olhar os links abaixo, onde estamos discutindo isso:

http://concurseiros.13.forumer.com/viewtopic.php?t=12720

http://concurseiros.13.forumer.com/viewtopic.php?t=13045

Vamos nos organizar pessoal! Se manifestem! ;)

Abraços!

Paulo
Back to top
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Concurseiros Forum Index -> Aprovados TRF/2005 All times are GMT - 2 Hours

Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum