Concurseiros Forum Index Concurseiros
Vida Longa ao Fórum Concurseiros !

FAQFAQ    SearchSearch    MemberlistMemberlist    UsergroupsUsergroups    fchat fChat  RegisterRegister  
  ProfileProfile    Log in to check your private messages Log in to check your private messages    Log in Log in 

Márcio_Analista : quase NÃO passei (UFA!!!)

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Concurseiros Forum Index -> Aprovados TRF/2005
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Márcio_Analista
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Fri Mar 10, 2006 7:03 pm    Post subject: Márcio_Analista : quase NÃO passei (UFA!!!) Reply with quote

Colocação na 8ª RF : 688º (antepenúltimo)

Nota: 132 pontos (nota de corte 131 -> uma pessoa)

Assim como muitos não passaram por pouco, eu posso dizer que passei por pouco, muito pouco. Minha história:

Antes de sair do edital para AFRF, estava mantendo um ritmo morno de estudo: apenas Constitucional, Administrativo, Tributário e Contabilidade, pois estas com certeza cairiam; eu não sabia se haveria várias áreas, quantas vagas, etc.

Estudava um pouco aos finais de semana, mas sem muito objetivo ou organização.

Quando saiu o edital de AFRF, aí comecei estudar pra valer. Mas aí esbarrei com alguns "obstáculos":
1) Estou trabalhando, portanto durante a semana e de dia, era impossível.
2) Tenho bebês gêmeos, que consomem parte do tempo quando estou em casa, pois requerem atenção e cuidado; quem tem filho sabe como eles são maravilhosos, mas também é desgastante.
3) Estava (e estou) sem grana para fazer cursos e comprar bons livros (como os da Editora Ferreira e Impetus)

Minha solução:
1) Estudava durante a semana depois que os bebês iam durmir, das 21:00 até 23:00. A partir daí, pra mim já estava tarde para acordar o dia seguinte, bem como já estava com muito sono para reter alguma informação.
2) Nos finais de semana, minha esposa (VALOROSAMENTE) procurou cuidar sozinho deles, às vezes com a ajuda dos meus sogros para que eu pudesse estudar sozinho.
3) Comprei apostilas da Pró-Concurso, que tem uma profundidade razoável, e livros em sebo, para estudar os conceitos e fundamentos das disciplinas de direito, uma vez é sempre a mesma coisa.
4) Fiz provas dos outros anos para ver o que cai bastante e a forma das questões.

Meu método de estudo:
1) Estudar as disciplinas em conjunto de três, fazendo resumos escritos.
2) Completado um conjunto, iniciava outros três, até completar todas.
3) Duas semanas antes, revi toda a matéria e nos dias das provas, li somente os resumos.

Houve momentos em que eu ficava com um bebê no colo, estudando, enquanto ele ficava pegando minha caneta e rabiscando minhas anotações, as apostilas ou livros, mas o que fazer, ele queria a atenção.

Terminada a prova de AFRF, nas semanas seguintes não consegui estudar. Também pudera, meu grosso de estudo era no final de semana e NATA e ANO-NOVO foram em finais de semana.

Começou Dezembro e como eu já tinha feito inscrição para TRF, eu voltei a rever a matéria, mas de forma morna. Afinal, tinha esperança de passar em AFRF, mas um lado meu ainda me obrigava a estudar, nem que fosse pouco.

Quando saiu o resultado e eu não estava nele, me voltei totalmente para o TRF, inclusive considerando o meu resultado em AFRF, para melhorar no que fui mal.

Depois desta dificuldades, quando saiu o resultado, não acreditei:
1) a nota de corte foi alta, eu havia projetado 120 pontos.
2) passei quase em último.

Uma observação importante, apesar de ler todas as questões de Português, não tive tempo de responder a todas, algumas eu CHUTEI !!!(com algum critério, mas não deixa de ser um chute)

E vejam : se UMA questão que eu acertei tivesse errado ou marcado errado no gabarito, EU ESTARIA FORA!!!

Depois disso eu posso dizer que:
NÃO BASTA ESTUDAR, É PRECISO UM POUCO DE SORTE PARA PASSAR.

Gostaria que vocês que leram até aqui tudo isso fizessem comentários.

Atenciosamente,

Márcio_Analista (agora Márcio_Sortudo) Big Grin
Back to top
View user's profile Send private message
Skywalker
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Fri Mar 10, 2006 8:37 pm    Post subject: Reply with quote

Caro Marcio.......

Marcio, o antepenultimo foi o 27.835 .............hehehehe

Lendo o seu depoimento, vc foi um Guerreiro nato.........Vc é parente do super-homem??????????heheheheheheheheh

Parabens e até o CF.
Back to top
Drika - concurseira
Usuário
Usuário

PostPosted: Fri Mar 10, 2006 9:03 pm    Post subject: Reply with quote

Márcio,

O que vale é que vc passou!!! Antes um quase NÃO passei do que um quase passei!

E honestamente, não foi sorte! Pra vc ter conseguido passar é porque a vida toda teve um certo hábito de estudo. Fico muito irritada quando pessoas falam que aprovados tiveram SORTE, tiveram foi força de vontade!
Back to top
rachel gc
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Sat Mar 11, 2006 11:23 am    Post subject: Reply with quote

Márcio, PARABÉNS!

Você é um vitorioso, curta essa conquista!!!

Quando li seu relato lembrei que quando estava estudando achava que estava em desvantagem em relação a colegas de curso que só estudavam e não trabalhavam... Mas, putz, com bebês gêmeos e tendo que ter disciplina para estudar sozinho...
Você Merece! Felicidades no novo emprego!!!

Rachel.
007gyn
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Sat Mar 11, 2006 12:55 pm    Post subject: Reply with quote

Parabéns!!!

Vc é um vitorioso, esforçado e sortudo!!!!

Parabéns!!!!
Back to top
gus-brasil
Moderador
Moderador

PostPosted: Sat Mar 11, 2006 7:37 pm    Post subject: Reply with quote

Parabéns Marcio!!

O importante é ter passado. Não importa a colocação. E como diz o ditado: "os últimos serão os primeiros". Quem sabe...

Abçs
Back to top
DenCor
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Sun Mar 12, 2006 5:17 am    Post subject: Reply with quote

Cara esquece essa história de classificação, após a escolha de lotação seremos todos TRF, todos no mesmo barco, não importará mais.

Parabéns pelo sucesso e não se acomode, o próximo AFRF está aí e vc já provou que pode.

Abraços
Denis

que chego a ficar parado, olhando para ele,

sem conseguir fazer nada..."
Back to top
Márcio_Analista
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Mon Mar 13, 2006 11:36 am    Post subject: Reply with quote

Obrigado pelas messagens pessoal.

Skywalker: Meu caro Cavaleiro Jedi, não sou parente do Super-Homem, foi uma questão de jeito não de força...hehehehe

Drika - concurseira: Quando falei sorte me referi a Ação Superior a nosso favor, pois minha aprovação com certeza foi devida aos estudos, mas também há uma série de acontecimentos que ajudaram. Claro que passar com pura sorte é mais difícil que ganhar na Mega-Sena.

rachel gc: Com certeza o nosso maior concorrente é nós mesmos (e depois a ESAF...rsrsrs). Por isso, não se importe com a concorrência, com os outros, procure achar seu ritmo de estudo que é possível passar.

007gyn: Obrigado, é uma vitória mesmo, é como ganhar no último minuto com gol de penalti.

gus-brasil: olha, antes do concurso, eu brincava : " eu quero passar nem que seja em último". Ora não se pode nem brincar que quase aconteceu...rsrsrs

DenCor: com certeza não há diferença entre o primeiro e o último, todos são vitoriosos.
r.m.machado
Usuário Avançado
Usuário Avançado

PostPosted: Mon Mar 13, 2006 12:19 pm    Post subject: Reply with quote

Marcio,
Com certeza vc é um vitorioso!
Cuidar de bebes gemeos e ainda estudar, trabalhar, sustentar a casa, ser esposo... Nossa!!!
Meus sinceros parabéns!!!
Eu também estudo no meu ritmo: pelo menos 2 a 3 horas por dia e no fim de semana estou começando a estudar. Trabalho o dia todo em um ambiente super estressante, acho que estou indo bem. Claro que sempre dá para ser melhor, né???

Bem, parabens pelo cargo.
Não esquenta com a classificação: o importante é que vc passou!!!

Bjs
Rosa.
Back to top
Márcio_Analista
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Mon Mar 13, 2006 5:11 pm    Post subject: Reply with quote

r.m.machado

Obrigado pelo parabéns. Mantenha seu ritmo mesmo, não desanime, não pare, pois recomeçar para alguns é mais difícil e principalmente, reze, mantenha sua fé, pois isso também me ajudou.

Pelas respostas vejo que consegui passar o que eu vivi e o que fiz para passar.

Para quem já teve pelo menos um filho deve ter uma idéia melhor do que passei.

Agora a alegria é completa. Mas meu objetivo principal é ser AFRF.
AninhaCatão
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Mar 15, 2006 3:21 pm    Post subject: Reply with quote

Márcio, parabéns! Que bom que vc deu sorte! Eu, infelizmente, não tive a mesma!! Fiz 131 pontos, mas a nota de corte aqui em Minas foi 138! Fiquei arrasada, principalmente porque daria para passar em outros estados e porque, baseada na nota de corte do concurso de 2003, também teria passado! Mas chega de ia... Como não dá pra chorar e estudar ao mesmo tempo, fiquei com a segunda opção.

Sucesso pra vc e pra todos os outros que passaram!

Pelo menos uma coisa é boa nessa história: a fila andou mais uma vez e eu não saio dela nem a pau!!!

Abraços,
Aninha - BH/MG
Back to top
Aerosmith
Moderador
Moderador

PostPosted: Sat Mar 18, 2006 12:53 am    Post subject: Reply with quote

Parabéns Marcio. Vc é um vitorioso e mostrou que tem muita fibra. Imagina em condições ideais de estudo, o que vc não faria????
Próximo AFRFB vc tá dentro.
Abraços
Aero
estudante03
Usuário
Usuário

PostPosted: Sat Mar 18, 2006 10:12 am    Post subject: Re: Márcio_Analista : quase NÃO passei (UFA!!!) Reply with quote

Márcio_Analista wrote:

Nota: 132 pontos (nota de corte 131 -> uma pessoa)

Assim como muitos não passaram por pouco, eu posso dizer que passei por pouco, muito pouco. Minha história:

Antes de sair do edital para AFRF, estava mantendo um ritmo morno de estudo: apenas Constitucional, Administrativo, Tributário e Contabilidade, pois estas com certeza cairiam; eu não sabia se haveria várias áreas, quantas vagas, etc.

Estudava um pouco aos finais de semana, mas sem muito objetivo ou organização.

Quando saiu o edital de AFRF, aí comecei estudar pra valer. Mas aí esbarrei com alguns "obstáculos":
1) Estou trabalhando, portanto durante a semana e de dia, era impossível.
2) Tenho bebês gêmeos, que consomem parte do tempo quando estou em casa, pois requerem atenção e cuidado; quem tem filho sabe como eles são maravilhosos, mas também é desgastante.
3) Estava (e estou) sem grana para fazer cursos e comprar bons livros (como os da Editora Ferreira e Impetus)

Minha solução:
1) Estudava durante a semana depois que os bebês iam durmir, das 21:00 até 23:00. A partir daí, pra mim já estava tarde para acordar o dia seguinte, bem como já estava com muito sono para reter alguma informação.
2) Nos finais de semana, minha esposa (VALOROSAMENTE) procurou cuidar sozinho deles, às vezes com a ajuda dos meus sogros para que eu pudesse estudar sozinho.
3) Comprei apostilas da Pró-Concurso, que tem uma profundidade razoável, e livros em sebo, para estudar os conceitos e fundamentos das disciplinas de direito, uma vez é sempre a mesma coisa.
4) Fiz provas dos outros anos para ver o que cai bastante e a forma das questões.

Meu método de estudo:
1) Estudar as disciplinas em conjunto de três, fazendo resumos escritos.
2) Completado um conjunto, iniciava outros três, até completar todas.
3) Duas semanas antes, revi toda a matéria e nos dias das provas, li somente os resumos.

Houve momentos em que eu ficava com um bebê no colo, estudando, enquanto ele ficava pegando minha caneta e rabiscando minhas anotações, as apostilas ou livros, mas o que fazer, ele queria a atenção.

Terminada a prova de AFRF, nas semanas seguintes não consegui estudar. Também pudera, meu grosso de estudo era no final de semana e NATA e ANO-NOVO foram em finais de semana.

Começou Dezembro e como eu já tinha feito inscrição para TRF, eu voltei a rever a matéria, mas de forma morna. Afinal, tinha esperança de passar em AFRF, mas um lado meu ainda me obrigava a estudar, nem que fosse pouco.

Quando saiu o resultado e eu não estava nele, me voltei totalmente para o TRF, inclusive considerando o meu resultado em AFRF, para melhorar no que fui mal.

Depois desta dificuldades, quando saiu o resultado, não acreditei:
1) a nota de corte foi alta, eu havia projetado 120 pontos.
2) passei quase em último.

Uma observação importante, apesar de ler todas as questões de Português, não tive tempo de responder a todas, algumas eu CHUTEI !!!(com algum critério, mas não deixa de ser um chute)

E vejam : se UMA questão que eu acertei tivesse errado ou marcado errado no gabarito, EU ESTARIA FORA!!!

Depois disso eu posso dizer que:
NÃO BASTA ESTUDAR, É PRECISO UM POUCO DE SORTE PARA PASSAR.

Gostaria que vocês que leram até aqui tudo isso fizessem comentários.

Atenciosamente,

Márcio_Analista (agora Márcio_Sortudo) Big Grin

MÁRCIO, PARABÉNS MESMO VC MERECE!!
SOBRE SORTE: ACREDITO EM BENÇÃO DE DEUS P/ QUE TODOS NÓS TENHAMOS CALMA NA HORA DE DESAFIO E SE ALGUNS NÃO PASSARAM (COMO EU) É PORQUE NÃO ERA O MOMENTO,POIS DEUS SABE A HORA EXATA!!

ABRAÇOS E SIGA EM FRENTE!
ESTUDANTE
Back to top
View user's profile Send private message Yahoo Messenger
Márcio_Analista
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Tue Mar 21, 2006 9:27 am    Post subject: Reply with quote

Mais agradecimentos:

*AninhaCatão: Nunca se deixe dominar pelo desânimo. Continue na fila até sair, mas para assumir um cargo. Meu objetivo era AFRF, minha preparação foi para esse cargo e fui reprovado, nem fiquei perto da nota de corte. Com certeza a minha hora e a sua hora chegará... PERSISTÊNCIA.

*Aerosmith: Eu também tenho certeza, mas condições ideais nunca existem, mas temos que tentar nos adequadar e superar as dificuldades.

*estudante03: concordo com você, mantive minha fé em DEUS o tempo todo e fui recompensado. Claro que tudo isso estava nos planos DELE para mim, para todos que passaram e para todos os que não passaram.
porto
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Mar 22, 2006 6:56 pm    Post subject: Reply with quote

Márcio PARABÉNS, isso que eu chamo de garra e força de vontade...agora tem AFRFB...abrs ;)
Márcio_Analista
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Mon Mar 27, 2006 5:18 pm    Post subject: Reply with quote

porto,

é isso aí.

eu, como todos nós, não pretendo parar por aqui... cedo ou tarde acaba acontecendo e todos seremos AFRFB.
Back to top
camoropin
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Fri Apr 14, 2006 10:43 am    Post subject: Reply with quote

parabéns,Márcio!
Também sou casada, trabalho o dia todo(às vezes mais de 10 horas por dia)e tenho uma filha de 2 anos.Sou da área biológica e não tinha nenhum conhecimento dessas matérias.Meu primeiro concurso foi o do INSS de 2003,fiquei por menos de 1 ponto.Também estudava com minha filha no colo, todos os meus livros são riscados.Você não passou por sorte .Era a sua hora.Parabéns ,e para sua esposa também.Sucesso!
Mirian
Back to top
Márcio_Analista
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Mon Apr 17, 2006 4:15 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado também Mirian (camoropin).

O segredo é não desanimar. E também olhar seus filhos e querer um futuro melhor para eles. Isso é um grande motivador.

Sucesso para você também.
Elvic
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Tue Apr 18, 2006 8:53 pm    Post subject: Reply with quote

Márcio, já falei para outra usuária do forum, não lembro o nome: nestes concursos como o nosso não há quase nehuma diferença entre o primeiro e o último colocado. Um exemplo é que alguns passam em posição intermediária em um e logo em outro concurso, de mesmo nível, passam nas primeiras posições. E vice-versa. Minha conclusão é que há fatores meio imponderáveis que levam os que passam a ter melhor ou pior desempenho. Mas estamos falando de gente preparada, não de meros sortudos. Talvez o fator sorte diga se você vai ficar mais para cima ou para baixo na lista. Mas uma coisa que não podemos negar é que, sem o nível adequado de preparação, não chegaríamos lá. Parabéns, companheiro, e que uma nova etapa de nossas vidas comece da melhor forma possível.

forte abraço,

Edson
Márcio_Analista
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Wed Apr 19, 2006 5:04 pm    Post subject: Reply with quote

Valeu, Elvic.

Com certeza, com sorte pura, não é possível passar em nenhum concurso. Esta SORTE é a ação superior sobre a nossa vida, é o somatório de situações que nos favorecem.

E, veja só, com a minha colocação, ainda consegui ficar na grande SP, que era pelo menos o que esperava.

DEU TUDO CERTO E EU SÓ TENHO A AGRADECER A DEUS.

E manter a FÉ , pois ainda virão outros concursos.
Sorriso di Monalisa
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Jun 07, 2006 4:35 pm    Post subject: Reply with quote

Márcio,

Já tem muito tempo que o tópico está aqui, nem sei se vc continua visitando o fórum, mas qdo li sua história não pude deixar de comentar.
Sempre leio entrevistas de quem passou, método de estudo de um, história do outro... mas a sua realmente me impressionou. É muita força de vontade mesmo conseguir conciliar estudos com a vida familiar, bebês (2 ainda!), trabalho... merece meus parabéns com certeza!!!
\"Se Deus é por nós, quem será contra nós?\" (Rom 8:31)
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
Márcio_Analista
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Fri Jul 21, 2006 6:26 pm    Post subject: Reply with quote

Oi Sorriso di Monalisa

Ainda frequento o fórum, mas um pouco menos.

Muito obrigado e vc resumiu: FORÇA DE VONTADE. Sem isso não chegamos a nenhum lugar. Claro que DEUS está presente nesta força.

Um abraço.
FABIA_SC
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Thu Aug 17, 2006 11:20 am    Post subject: Re: Márcio_Analista : quase NÃO passei (UFA!!!) Reply with quote

Márcio_Analista wrote:

Prezado Márcio,

Estou entrando na batalha dos concursos públicos. Me formei o ano passado e ainda continuo trabalhando na iniciativa privada e desanimada por não estar atuando na área jurídica.

Ao ler a sua mensagem me senti muito estimulada, pois sou solteira, ainda moro com meus pais, e vejo o seu exemplo como um grande estímulo!

Sou grata por você ter dividido conosco sua experiência. Você é uma pessoa muito generosa, além de valente e determinada! Suas dicas de estudo me acompanharão a partir de hoje!!

Parabéns pelo seu sucesso e pela sua família compreensiva!

Abraços!! ;)
View user's profile Send private message MSN Messenger
BigHead
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Thu Aug 17, 2006 12:31 pm    Post subject: Meus Parábens... Reply with quote

Prezado Márcio,

Meus parábens, vc merece tudo de bom que está ocorrendo nesta sua aprovação, e acredito que Deus te presenteou !!

Abraços,

Bighead
Mineirão
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Mon Sep 04, 2006 8:29 am    Post subject: Reply with quote

Márcio,
Meus Parabéns.
Espero que este espirito guerreiro continue.e que possamos chegar forte no próximo concurso da Receita.
Força Rapaz...meu lema é o seguinte: Pense nos primeiros lugares para que possa passar no meio.

Abraços...Mineirão.
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Concurseiros Forum Index -> Aprovados TRF/2005 All times are GMT - 2 Hours

Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum