|
Concurseiros Vida Longa ao Fórum Concurseiros !
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Campelo Novo usuário

|
Posted: Fri Jul 28, 2006 5:00 pm Post subject: Prova física: Alguém que passou no concurso pode dar dicas?? |
|
|
Algum colega de fórum aprovado no concurso da policia federal poderia compartilhar sua experiencia sobre a prova física??? Como que voces se prepararam pra enfrentar essa prova??? personal e tals???
Estava lendo a instruçao normativa e pelo o que via nao é nada mole....
Algumas perguntas:
As flexoes na barra sao feitas sao feitas com as maos bem proximas uma da outra na barra, distancia mediana ou segura nas extremidades da barra???
Fazer barra, com a devida venia é F%&*!!!
E o teste de impulsao, como conseguir saltar o minimo de 1,70m???
A corrida acho mais tranquila.... natacao nem tanto mas dá pra levar
Agradeço aos que ajudarem
Campelo |
|
| Back to top |
|
 |
Campelo Novo usuário

|
Posted: Mon Aug 07, 2006 10:59 am Post subject: |
|
|
NINGUEM???  |
|
| Back to top |
|
 |
viajante99 Novo usuário

|
Posted: Tue Aug 08, 2006 9:33 am Post subject: |
|
|
Campelo, farei aqui meus comentáros sobre a prova eliminatória de aptidão física durante as etapas seletivas do concurso público e não sobre o TAF da ANP.
Primeiramente fique tranquilo. O teste de aptidão física é bem tranquilo e moleza. A etapa mais difícil a vencer será a aprovação na prova da CESPE . Acho que o teste psicológico é muito mais desgastante.
Respondendo suas perguntas :
Algum colega de fórum aprovado no concurso da policia federal poderia compartilhar sua experiencia sobre a prova física??? Como que voces se prepararam pra enfrentar essa prova??? personal e tals???
Como vc terá tempo até o próximo concurso (final de 2007 ou 2008), basta entrar numa academia e direcionar os exercícios com a orientação de um professor. Em seis meses de treinamento sério vc estará dando risada das marcas exigidas.
Estava lendo a instruçao normativa e pelo o que via nao é nada mole....
Fique tranquilo...os instrutores que acompanham as provas não são carrascos e o ambiente é bem amistoso. Treinando vc perceberá que a prova é bem fácil. Questão apenas de deixar o sedentarismo de lado, caso vc não pratique esportes.
As flexoes na barra sao feitas sao feitas com as maos bem proximas uma da outra na barra, distancia mediana ou segura nas extremidades da barra???
Fazer barra, com a devida venia é F%&*!!!
Nesta prova, o posicionamento das mãos é de sua escolha. A distância mediana é o recomendado para evitar que solicitem repetir a prova.
Mas já vou te adiantar ...se vc realmente quer fazer parte da PF é inadmissível não fazer três barras .....treine...treine...treine.
E o teste de impulsao, como conseguir saltar o minimo de 1,70m???
Esta é a prova mais fácil: pés juntos antes da marca; faça um jogo de corpo em pêndulo e pule. Muito tranquilo. Apenas faça um bom aquecimento antes para evitar lesões.
A corrida acho mais tranquila.... natacao nem tanto mas dá pra levar
Não pense apenas durante o processo seletivo, pois na ANP é que vc realmente será exigido nos testes físicos. Portanto, se a PF está em seus planos, comece a treinar já .
Abraços, viajante99! |
|
| Back to top |
|
 |
Campelo Novo usuário

|
Posted: Tue Aug 08, 2006 10:24 am Post subject: |
|
|
| Obrigado pelas informaçoes meu amigo.... |
|
| Back to top |
|
 |
lotomina Moderador

|
Posted: Thu Aug 10, 2006 6:16 pm Post subject: |
|
|
| so um detalhe qndo vc for treinar barras, estique o braço ate o final e suba passando o queixo da barra... Se vc nao fizer isso o fiscal nao vai contar como flexao válida. E so comece a fazer o exercicio qndo for autorizado (tinha gente q comecava antes do fiscal autorizar..). |
|
| Back to top |
|
 |
G17 Novo usuário

|
Posted: Sun Aug 20, 2006 6:14 pm Post subject: |
|
|
O TAF agora ficou moleza já que uma nota baixa pode ser compensada pela outra.
Já ví gente despreparada passar.
O que não perdoa é sobrepeso.
Gordinho correndo e fazendo barra é difícil.
No salto já ví gente queimando a marca de saída e sendo reprovado...
A natação pra quem nunca fez pode derrubar.
Enfim, como a prova escrita tem que estar preparado, porém dá pra reproduzir a prova em casa, sem maiores dificuldades. |
|
| Back to top |
|
 |
620 Usuário Avançado

|
Posted: Sun Aug 20, 2006 6:57 pm Post subject: |
|
|
| lotomina wrote: | | so um detalhe qndo vc for treinar barras, estique o braço ate o final e suba passando o queixo da barra... Se vc nao fizer isso o fiscal nao vai contar como flexao válida. E so comece a fazer o exercicio qndo for autorizado (tinha gente q comecava antes do fiscal autorizar..). |
E até onde eu sei não pode "pedalar no vento" como muita gente faz para pegar impulso. Primeiro porque não adianta nada e depois porque pode ser desclassificado. Isso eu sei por causa da comissão de seleção que participei no CA para Sgt/ESA. Um abraço. 620. ;) _________________ Nada melhor que um dia depois do outro!!!
Vida Longa ao Fórum Concurseiros ! |
|
| Back to top |
|
 |
jrnazareno Novo usuário

|
Posted: Fri Nov 03, 2006 6:59 pm Post subject: |
|
|
Na Prova de Impulsão o candidato corre e pula ou fica parado e pula???
Obrigado desde já pelas dicas |
|
| Back to top |
|
 |
Espartano Usuário

|
Posted: Sat Nov 04, 2006 10:55 pm Post subject: |
|
|
| jrnazareno wrote: | Na Prova de Impulsão o candidato corre e pula ou fica parado e pula???
Obrigado desde já pelas dicas |
A prova de impulsão horizontal, que muitos chamam de "salto parado" deve ser rigorosamente treinada, uma vez que, ao se balançar o corpo para frente e os braços como um pêndulo, faz com que muitos QUEIMEM a faixa de limite do salto, invalidando a tentativa. E no TAF, queimou a 1ª, só tem a 2ª p/ fazer uma marca válida.
Outra coisa que fez muita gente perder uma excelente 1ª marca, foi perder o equilíbrio do corpo agachado na aterrissagem, caindo para trás. Aí vem o fiscal e marca onde o calcanhar parou, ou onde se caiu sentado para trás, perdendo preciosos centímetros nessa vacilada. (quando eu prestei em 2004, vi muito disso)
Então, são dois treinamentos : a decolagem e a aterrissagem (cuidado p/ não sair voando ) )
Outra dica boa : faça bastantes abdominais, que ajuda bem na projeção do corpo, pois requisita muito a musculatura dessa região. Também procure treinar sempre com algum colega que possa acompanhar lateralmente seu desempenho, pq a gente mesmo não consegue ver nossos erros durante os treinos (a hora de errar é nos treinos, p/ chegar na hora e saltar o máximo que puder, beirando a perfeição).
Essa eu obtive de colegas que estão indo em fev/2007 pra ANP, em outro fórum : procure treinar em areia fofa o salto. Quando estiver com um bom rendimento, passe para o piso duro - que vai ser assim no TAF - pois vc sentirá a diferença de muitos centímetros a mais.
É isso aí, tentei passar o que aprendi na época do TAF e agora que estou aprimorando o salto p/ valer nota na ANP, que é bem mais pauleira.
A todos que puderem aproveitar, bons treinos (e estudos tb)
Abraços e boa sorte _________________ "Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem" (PITÁGORAS) |
|
| Back to top |
|
 |
Pata-choca Novo usuário

|
Posted: Tue Nov 07, 2006 2:07 pm Post subject: |
|
|
| Não se esforce muito na corrida para ter gás na natação. ;) |
|
| Back to top |
|
 |
Espartano Usuário

|
Posted: Fri Nov 10, 2006 10:30 pm Post subject: |
|
|
| Pata-choca wrote: | | Não se esforce muito na corrida para ter gás na natação. ;) |
Muito bem lembrado pela colega. Àqueles que já quiserem saber de antemão a seqüência dos testes físicos, foi assim : primeiro, entrega-se os atestados médicos. Os testes são feitos sem separação entre sexo fem. e masculino. O primeiro é a barra fixa. Se precisar de ajuda para subir na barra é só solicitar que o fiscal põe um banquinho embaixo p/ se subir tranquilamante (acredite, muitos precisam).
Em seguida passa-se ao teste de impulsão horizontal em outro local, onde há um fiscal de linha e outro na caída. Não pode-se tentar melhorar a 1ª marca, somente se queimar a linha.
Há sempre um bom tempo entre os testes, então deve-se aproveitar para se fazer relaxamentos musculares, respiração compassada, concentração (não só querer passar, mas acreditar que pode fazer o melhor que puder), e logo antes do teste seguinte, um bom alongamento da musculatura a ser exigida.
Então vem a corrida de 12 min. Muitas dicas já foram passadas desde o ultimo concurso, mas tem uma que não vi na época, e que quase derrubou muita gente em 2004 : não treine só em fins-de-tarde, ou de manhãzinha, com o sol fraco.
Como são muitas turmas, a corrida onde participei teve início após as 11 hs, e o sol tropical já estava alto; assim, teve gente desidratando, não conseguindo os mínimos, os candidatos vendo sua preparação indo pro espaço, etc.
Após, permitiu-se a ingestão de frutas ou salgados, líquidos, etc, antes da natação, que começou perto das 13hs - aí já foi prova de "resistência" mesmo.
Deve-se guardar um bom fôlego e força para se enfrentar a natação, que é onde eu vi que pode ser mais facilmente derrubada uma preparação organizada e controlada ao longo de meses, pois chega-se já cansado. Não se impressione com o barulho da água das raias dos lados, concentre-se só no que vc vai fazer na piscina, pois quem se prepara consegue passar sem dificuldades.
A parte psicológica pode ser um grande inimigo, então não se disperse e nem deixe de acreditar que agora que vc já chegou até ali, pode fazer tudo o que se exige, com sobras até. Veja meu caso, parti de 52 segundos, em out/04, a poucos dias do TAF fiz 46 seg, e no dia da natação, consegui 44, mesmo após os outros tres testes. Sempre encarei como uma superação, e hj vejo que não devemos duvidar se conseguiremos algo que está a nosso alcance, é só se propor e se decidir a alcançá-lo.
Valeu, espero ter ajudado bem antes do início da preparação dos FUTUROS COLEGAS POL. FEDERAIS do fórum, que partirão p/ esta jornada sabendo das difuculdades que encontrarão, mas que, tenho certeza, se prepararão e terão méritos p/ alcançar o sucesso nesse concorrido concurso.
Segue o conselho do sábio grego:
Abraços _________________ "Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem" (PITÁGORAS)
Last edited by Espartano on Wed Nov 22, 2006 10:39 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
Sky*_RJ Novo usuário

|
Posted: Tue Nov 21, 2006 11:24 am Post subject: |
|
|
| 620 wrote: | | lotomina wrote: | | so um detalhe qndo vc for treinar barras, estique o braço ate o final e suba passando o queixo da barra... Se vc nao fizer isso o fiscal nao vai contar como flexao válida. E so comece a fazer o exercicio qndo for autorizado (tinha gente q comecava antes do fiscal autorizar..). |
E até onde eu sei não pode "pedalar no vento" como muita gente faz para pegar impulso. Primeiro porque não adianta nada e depois porque pode ser desclassificado. Isso eu sei por causa da comissão de seleção que participei no CA para Sgt/ESA. Um abraço. 620. ;) |
No TAF de 2004 podia sim pedalar no vento... Teve um candidato que fez prova comigo no Regional que fez 5 barras só na pedalada... Ele se contorcia todo, parecia uma anaconda fazendo barra...rsrs. E conseguiu a nota máxima... Vc só não podia era oficialmente pegar impulso ou pular para fazer a barra, mas no RJ(qd nós os mulheres fomos reconvocadas para fazer a barra) vi mta garota pegando impulso e dando leves pulinhos... Os fiscais fizeram vista grossa para algumas, mas, qd começaram a reclamar, eles pararam... Enfim, o ideal é vc ir treinando e fazendo tudo como manda o edital, para depois não correr o risco de enfrentar surpresas e perder no TAF... Às vezes a fiscalização é rigorosa, outras, tranquila até demais... Mas, tudo é mto fácil para quem treina o mínimo, só quem é mto mais velho, com sobrepeso ou tem algum problema físico que não gera a eliminação é que poderia ter dificuldade... Todos os que vi sendo reprovados só o foram pq não treinaram nada... Aí tb não dá... Sedentário tem grandes chances de não passar. SÓ SE DEVE TOMAR MTO CUIDADO COM O SALTO, PARA NÃO "QUEIMAR" A LINHA DE PARTIDA, POIS PODE SER REPROVADO POR ISSO TB... ENTÃO, DÊ UMA DISTÂNCIA DA LINHA, PARA NÃO PISAR NELA NA HORA DE SALTAR, PQ VC SÓ TERÁ UMA OUTRA CHANCE. Vi um cara que saltava 2,30m ser reprovado pq queimou a linha 2 vezes pois não deu a distância devida... E olha que o fiscal ainda avisou a ele para se afastar e o cara não quis ouvir... |
|
| Back to top |
|
 |
Melkor_ Usuário

|
Posted: Tue Nov 21, 2006 12:11 pm Post subject: |
|
|
affff, pelo visto esse teste físico para a PF é beeeeeeeeeeeeeeeeeeem mais puxado do que o teste físico para as forças armadas, que cobram uma corridinha em 12 min + flexões + abdominais e flexibilidade  _________________
[-o< Agora vai, agora vai!! |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|
|