Concurseiros Forum Index Concurseiros
Vida Longa ao Fórum Concurseiros !

FAQFAQ    SearchSearch    MemberlistMemberlist    UsergroupsUsergroups    fchat fChat  RegisterRegister  
  ProfileProfile    Log in to check your private messages Log in to check your private messages    Log in Log in 

Provas da FCC com gabarito camuflado?!?!
Goto page 1, 2  Next

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Concurseiros Forum Index -> ISS - SP - Sala Provisória
View previous topic :: View next topic  
Author Message
JeanMarcell
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Fri Nov 10, 2006 1:35 pm    Post subject: Provas da FCC com gabarito camuflado?!?! Reply with quote

Bem amigos, as provas da FCC, a partir do ano de 2004, vêm todas com as respostas marcadas na própria prova. Não acreditam? Peguem uma prova qualquer da FCC de 2004 pra cá, abram-a no adobe. Feito isso, vá em Editar - Preferências. Na guia (do lado esquerdo), em Acessibilidade, marque a caixa 'substituir cores do documento' e logo abaixo, em 'cor personalizada', coloque o fundo preto e o texto do documento em branco. Clique em 'ok' e voilá! Reparem que do lado das alternativas certas, há um parêntese a mais "por ex (C))
Se alguém souber o porquê disso, poderia me explicar? Talvez isso até seja uma coisa já sabida, mas eu particularmente não sabia Anxious
Abraços

Ustedes pueden hacer mucho mucho más... Porém levante-se e diga "Eu quero! Eu posso! Eu vou!"
O que não me mata, me fortalece.
Rumo à SEFAZ-07!
Back to top
View user's profile Send private message
jucarsn
Usuário
Usuário

PostPosted: Fri Nov 10, 2006 1:55 pm    Post subject: Confirmo Reply with quote

Boa tarde,

Fiz esse teste e realmente deu certo, em uma prova de 2006.

Não sei te dizer o motivo !!!!

É estranho mesmo, nunca vi alguém dizer isto aqui no Fórum.

Joaquim
Back to top
Marcos Menezes
Usuário
Usuário

PostPosted: Fri Nov 10, 2006 2:29 pm    Post subject: Reply with quote

Na época do ICMS SP o pessoal já falava disso. Lá na sala da Sefaz SP já tem um tópico sobre isso.

Abs, Marcos
jo_br
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Fri Nov 10, 2006 3:55 pm    Post subject: O GABARITO PODE DAR VANTAGENS A ALGUNS Reply with quote

Analisei várias provas e elas apresentam a seguinte distribuição:
Tipo 1 - Tipo 2 - Tipo 3 - Tipo 4 e Tipo 5.
Há vantagem para quem pegar a prova tipo 1, pois o gabarito
(dentro de cada disciplina) vai apresentar mesma quantidade de LETRAS (se 5 questões: A,B,C,D,E e se 10 questões: 2xA, 2xB, 2xC, 2xD e 2xE). Por exemplo, em 5 questões da disciplina X, o candidato precisa fazer 4 questões com segurança e pode chutar a 5ª (essa vem de graça). Mas para os outros tipos de provas isso não acontece (sempre vai ter duas com letras iguais e não dá para deduzir a última).
Na minha opinião, isso pode ser questionado junto à FCC, pois não sabemos quais os critérios para colocação dos nomes (quais receberão a prova com essa vantagem).
>
Os candidatos precisam ficar atentos porque a maioria dos professores que elaboram as provas também participam de Cursinhos ou são proprietários. Aí não dá. Há que haver transparência.
>>>>>>>>>
Back to top
rini_tsukino
Moderadora
Moderadora

PostPosted: Fri Nov 10, 2006 4:40 pm    Post subject: Re: Provas da FCC com gabarito camuflado?!?! Reply with quote

JeanMarcell wrote:
Bem amigos, as provas da FCC, a partir do ano de 2004, vêm todas com as respostas marcadas na própria prova. Não acreditam? Peguem uma prova qualquer da FCC de 2004 pra cá, abram-a no adobe. Feito isso, vá em Editar - Preferências. Na guia (do lado esquerdo), em Acessibilidade, marque a caixa 'substituir cores do documento' e logo abaixo, em 'cor personalizada', coloque o fundo preto e o texto do documento em branco. Clique em 'ok' e voilá! Reparem que do lado das alternativas certas, há um parêntese a mais "por ex (C))
Se alguém souber o porquê disso, poderia me explicar? Talvez isso até seja uma coisa já sabida, mas eu particularmente não sabia Anxious
Abraços

Mas como as pessoas saberiam a resposta na hora da prova? Sem o arquivo pra editar?
Gugo
Usuário Avançado
Usuário Avançado

PostPosted: Fri Nov 10, 2006 4:56 pm    Post subject: Re: O GABARITO PODE DAR VANTAGENS A ALGUNS Reply with quote

jo_br wrote:
(dentro de cada disciplina) vai apresentar mesma quantidade de LETRAS (se 5 questões: A,B,C,D,E e se 10 questões: 2xA, 2xB, 2xC, 2xD e 2xE). Por exemplo, em 5 questões da disciplina X, o candidato precisa fazer 4 questões com segurança e pode chutar a 5ª (essa vem de graça). Mas para os outros tipos de provas isso não acontece (sempre vai ter duas com letras iguais e não dá para deduzir a última).
Na minha opinião, isso pode ser questionado junto à FCC, pois não sabemos quais os critérios para colocação dos nomes (quais receberão a prova com essa vantagem).
>
Os candidatos precisam ficar atentos porque a maioria dos professores que elaboram as provas também participam de Cursinhos ou são proprietários. Aí não dá. Há que haver transparência.
>>>>>>>>>

Entao, tb analisei gabaritos de vahrias provas, a P1 do ICMS-SP foi uma vergonha, quem soubesse 4 questões, dentre 5, ganhava 1, como vc mesmo falou... mais a FCC estah parando com isso, pelo menos nas mais recentes nao tenho observado mais, constatei inclusive sequencias de 3 letras seguidas... portanto, nao dah pra arriscar na hr o q vai vir... Abraços!
Gustavo Nassif
Usuário Avançado
Usuário Avançado

PostPosted: Fri Nov 10, 2006 5:28 pm    Post subject: Reply with quote

Discutimos isso na sala do Sefaz como disse nosso colega, já faz algum tempo, nem me lembro mais...hehehe...até brincamos que na hora da prova iríamos olhar mais de perto para ver se tinha alguma 'marca' na alternativa correta...rsrs...

Mas isso, apesar de ainda ser um mistério, não é motivo de falcatruas na hora da prova, portanto, nem vale a pena perder tempo com isso, pelo menos eu acho...

Abs e Bons Estudos!!!
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
jo_br
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Fri Nov 10, 2006 11:06 pm    Post subject: Re: O GABARITO PODE DAR VANTAGENS A ALGUNS Reply with quote

Só vale para as provas tipo 1 (se fosse para todas não teria problema). Veja as provas no site do PCI, de 2006, bem recente, Contador da Ag. Reguladora ... do Ceará. Na disciplina Fundamentos de Economia: A, B, C, D, E (claro que não nesta ordem). Na prova Analista Judic. do Amapá (também 2006): 12 questões de português (de 1 a 5: ABCDE, de 6 a 10: ABCDE). Quem pegasse a prova Tipo 1, gabaritaria essas 10 questões facilmente, mas quem pegasse a Tipo 2, 3, 4 ou 5 teria grande dificuldade. Por que isso acontece?
Fica a pergunta: QUEM VAI RECEBER PROVA TIPO 1?
>>>>>>>>>

Gugo wrote:
jo_br wrote:
>
>>>>>>>>>

Entao, tb analisei gabaritos de vahrias provas, a P1 do ICMS-SP foi uma vergonha, quem soubesse 4 questões, dentre 5, ganhava 1, como vc mesmo falou... mais a FCC estah parando com isso, pelo menos nas mais recentes nao tenho observado mais, constatei inclusive sequencias de 3 letras seguidas... portanto, nao dah pra arriscar na hr o q vai vir... Abraços!
Back to top
jo_br
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Fri Nov 10, 2006 11:15 pm    Post subject: Correção Reply with quote

Na mensagem acima, a prova de contador foi tirada diretamente do site do FCC há lguns dias e não do PCI.
Aproveito para recordar que quando fizemos a prova do icms o tempo de cada questão era de cerca de 2 minutos e com questões que levava quase esse tempo para serem lidas (página inteira). Vamos torcer para que no ISS seja pelo menos 3 minutos por questão, que seria o mínimo necessário.
>>>>>>>>>
Back to top
jo_br
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Sun Nov 12, 2006 3:35 pm    Post subject: A vantagem para a tipo 1 realmente é grande! Reply with quote

Analisei a prova do TRE_2006 e para português também foram 15 questões com quantidade de letras equilibradas para cada grupo de 5 (SOMENTE PARA A PROVA TIPO 1).
Verifiquem que é bem mais fácil resolver as questões PARA A TIPO 1 porque a cada 5, sabemos que tem que ter uma letra de cada. Aí, excluímos as que temos certeza e também as que são absurdamente erradas: se houver algum provável erro, podemos corrigir rapidamente.
Para as do tipo 2, 3, 4 e 5 o candidato tem que saber mesmo, não havendo vantagem.
Continua a pergunta: QUEM RECEBERÁ AS PROVAS TIPO 1?
Eu já fiz diversos concursos da FCC e nunca recebi provas tipo 1.
Se alguém souber os critérios, favor postar aqui.
>>>>>>>>>
Back to top
jo_br
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Mon Nov 13, 2006 5:04 pm    Post subject: HOJE ENVIEI UM E-MAIL PARA A FCC Reply with quote

Resolvi enviar o seguinte e-mail para a FCC, pois a solução mais rápida dessa situação é mais favorável para evitar futuros problemas, emperrando as nomeações.
>
Conteúdo do e-mail enviado (em 13/11/2006):
"
Tenho notado, nas provas aplicadas por essa Instituição, que estas são separadas por tipos (1, 2, 3, 4 e 5). Está ocorrendo benefício indevido ao grupo de candidatos que recebe a prova TIPO 1, que tem a mesma quantidade de letras para cada grupo de 5 questões. Como por exemplo, para Português, do concurso do TRE-SP (prova disponível no site), para as questões de 1 a 5 (vai ocorrer as letras A,B,C,D,E, não nesta sequência, porém uma de cada). O mesmo ocorre para as questões de 6 a 10 e de 11 a 15.
>
Este equilíbrio de quantidade de letras, não ocorre para as provas tipos 2, 3, 4 e 5.
>
Assim, o candidato que receber a prova 1 está levando vantagem indevida, em relação aos demais que recebem provas tipo 2 a 5, pois quando resolve 4 questões de cada grupo de 5, consegue deduzir a letra para a última questão desse grupo. Com isso, na prova supra referida, com 3 grupos de 5 questões, é possível resolver apenas 12 e acertar as 15.
>
Tal situação (5 alternativas, sendo 1 de cada, em qualquer ordem) leva a uma grande facilidade na resolução da prova, pois ao decidir-se pela alternativa correta C, para uma das 5 primeiras questões, por exemplo, o candidato não precisa mais analisar nenhuma outra das 4 alternativas C (nas 4 outras do mesmo grupo).
>
Ressalte-se que isso vem ocorrendo em todas as provas, inclusive as mais recentes que se encontram ainda disponíveis no site de V.Sas.
>
Considerando que deve ser cumprido o princípio da isonomia entre os candidatos, solicito analisar a possibilidade de correção dessa irregularidade, que a meu ver deve estar ocorrendo por descuido do projetista do método.
>
Tal solução, antes do concurso, é importante, pois tal irregularidade poderá acarretar problemas futuros, prejudicando as nomeações.
>
Esclareço que há um tópico no fórum de discussões no seguinte link, já acessado por centenas de candidatos, que pode servir de subsídio para um melhor entendimento deste complexo assunto:
"http://concurseiros.13.forumer.com/viewtopic.php?t=26445"
>
Atenciosamente
[Nome do candidato]
Candidato ao cargo de Fiscal do ISS de São Paulo
>
Shocked
Back to top
Mr. E
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Tue Nov 14, 2006 12:09 am    Post subject: Reply with quote

Aposto q tu vai receber a prova tipo 1 nesse concurso, só pq tu mandou esse e-mail p/ eles. Hahahah
Back to top
Mrcn10
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Tue Nov 14, 2006 12:55 am    Post subject: Reply with quote

Ai, Ai... o pior é que ainda perco tempo lendo isso!
Back to top
jo_br
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Tue Nov 14, 2006 9:37 am    Post subject: Quebra da isonomia. Reply with quote

Místers,
O que ocorre é que na situação exposta 20% do candidatos vão levar vantagem, principalmente se for numa prova de 2 minutos por questão.
Se forem aprox. 20 mil candidatos, 4 mil vão levar vantagem.
Leiam melhor o desenvolvimento do assunto que irão entender.
Além disso, está sendo quebrada a legalidade do concurso, ao não ser obedecido o princípio da isonomia.
Nós temos que confiar nas instituições de renome, como é o caso da FCC, mas se até o CESPE foi envolvido em casos de fraudes, temos que ficar atentos pois o que está ocorrendo pode ser a "ponta do iceberg" de algum esquema, já que alguns são beneficiados e outros não. Como saber se alguém não está usando essa vantagem e passando para certo grupo de pessoas?
Vamos com calma nos julgamentos.
Back to top
JeanMarcell
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Nov 15, 2006 2:19 am    Post subject: Reply with quote

eu ainda não engoli aquelas benditas marcações!

Ustedes pueden hacer mucho mucho más... Porém levante-se e diga "Eu quero! Eu posso! Eu vou!"
Rumo à SEFAZ-07!
Back to top
jo_br
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Nov 15, 2006 10:19 am    Post subject: Comentário de uma amigo meu! Reply with quote

Comentei com um amigo concurseiro antigo e ele achou essas marcas muito estranhas e comentou: com o nível da tecnologia atual, e se existir um equipamento para leitura, acoplável nos óculos por exemplo?
Mas eu, pessoalmente, acredito que seja uma facilidade para que consigam um processamento de resultados mais eficiente, pois isto faz parte do projeto da prova e não pode ser feito por poucas pessoas, como foi o caso ocorrido no CESPE.
Mas esses questionamentos são muito bons. Quando prestei para PF há uns dois anos, questionamentos deste tipo, como por exemplo 12 questões idênticas a concurso, recente na época, no Pernambuco, foram decisivos para que investigassem e descobrissem o grupo de fraudadores que agia (sem conhecimento do CESPE). Hoje, podemos notar que aquela instituição tomou todas as precauções para que fraudes não voltem a ocorrer.
>>>>>>>>>
Back to top
AlvaroRJ
Usuário Avançado
Usuário Avançado

PostPosted: Wed Nov 15, 2006 12:35 pm    Post subject: Re: Comentário de uma amigo meu! Reply with quote

jo_br wrote:
Comentei com um amigo concurseiro antigo e ele achou essas marcas muito estranhas e comentou: com o nível da tecnologia atual, e se existir um equipamento para leitura, acoplável nos óculos por exemplo?

Acho que alguém está assistindo muito Missão Impossível... Happy)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
jo_br
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Nov 15, 2006 4:33 pm    Post subject: Re: Comentário de uma amigo meu! Reply with quote

AlvaroRJ wrote:
Acho que alguém está assistindo muito Missão Impossível... Happy)

Nas provas do CESPE, atualmente, não pode levar nem lápis, dentre outras exigências, ou cabelos soltos, etc.
Nada mais é impossível com o nível de desenvolvimento atual da micro-eletrônica.

Last edited by jo_br on Wed Nov 15, 2006 4:54 pm; edited 1 time in total
Back to top
jo_br
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Nov 15, 2006 4:42 pm    Post subject: Do site do CESPE hoje! Reply with quote

Edital do CESPE para os cargos da ANATEL (concurso de 2006):
"15.6 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira e/ou borracha durante a realização das provas".
>
Veja que até a caneta tem que ser transparente e nada de borracha ou lápis.
Back to top
crmaximo
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Fri Nov 17, 2006 11:22 pm    Post subject: Re: Do site do CESPE hoje! Reply with quote

Depois daqeuele escândalo o CESPE está adotando uma postura bem mais transparente, para tentar recuperar o seu bom nome,mas os fatos encontrados na FCC são realmente de levantar dúvidas.

Primeiramente, já não b=vejo muita necessidade em dividir as provas em 4 ou 5 tipos quando o número de inscritos as vezes não alcança 10 ou 15 mil. Sendo desse jeito, o TRF 1 reg vai ter un 40 tipos diferentes de prova.

Outra coisa é que não há NENHUMA EXPLICAÇÃO RAZOÁVEL para aquela marcação no pdf. O gabarito já estpa digitalizado, nenhum coimputador precisa dessa dupla marcação para fazer a correção da prova.

Não verifiquei o equilibrio dos gabaritos nas provas do tipo I, mas acredito em vcs razz

Isso tudo etsá muito estranho.

Cade os nossos amigos peritos da PF nessas horas...

[]s

jo_br wrote:
Edital do CESPE para os cargos da ANATEL (concurso de 2006):
"15.6 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira e/ou borracha durante a realização das provas".
>
Veja que até a caneta tem que ser transparente e nada de borracha ou lápis.
Back to top
jo_br
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Tue Nov 21, 2006 12:31 pm    Post subject: E-Mail para FCC? Reply with quote

JeanMarcell wrote:
eu ainda não engoli aquelas benditas marcações!

Oi Jean!
Não seria o caso de você enviar um e-mail para a FCC solicitando esclarecimentos? Acredito que eles possam responder, pois a transparência nos concursos deve ser buscada por todos, inclusive pelas instituições que vencerem as licitações, que passam a ter a obrigação de agir como Serviço Público.
Só não envio eu mesmo porque já tomei essa decisão no caso das questões com "equilíbrio" nos gabaritos, somente beneficiando os candidatos que receberem provas tipo 1 (a exemplo da prova de Conhec. Específicos I, do último concurso do TCE da Paraíba). Relembrando: para a prova tipo 1 há várias facilidades, como por exemplo: quem acerta 4 questões em cada grupo de 5, ganha de graça a 5ª. Quem faz as 5 e nota que deu duas letras iguais, pode voltar e corrigir o erro rapidamente, ficando fácil gabaritar cada grupo de 5 (nada disso acontece para quem recebe as provas tipo 2, 3, 4 e 5, que vai ter que saber realmente para gabaritar cada grupo de 5, pois sempre vai ter duas ou mais letras iguais).
Fica a sugestão.
>>>>>>>>>
Back to top
JeanMarcell
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Tue Nov 21, 2006 5:31 pm    Post subject: Reply with quote

Boa idéia, mandarei. Mas qto mais pessoas mandarem, melhor. Ainda mais os que vão participar do certame do ISS/SP (eu não irei pois perdi a data de inscrição ehehehe)
Abraços!

Rumo à SEFAZ-07!
Back to top
tovaristh
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Tue Nov 21, 2006 5:57 pm    Post subject: Re: O GABARITO PODE DAR VANTAGENS A ALGUNS Reply with quote

Cara,

Me desculpe, mas não entendi o seu raciocínio.
Não estou vendo nenhuma vantagem.

jo_br wrote:
>
>>>>>>>>>

Andrefil
Usuário
Usuário

PostPosted: Tue Nov 21, 2006 6:13 pm    Post subject: Reply with quote

Caro jo br,

Como diria o saudoso Cazuza " suas idéias não correspondem aos fatos" ( O Tempo Não Pára). Segue link com gabarito de prova do TCE PB:
http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/gabarito-ce1_tce-pa_fcc_auditor_demaisareas.pdf
Back to top
jo_br
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Wed Nov 22, 2006 10:24 am    Post subject: Acho que você estã lendo na horizontal.... Será? Reply with quote

Vamos esclarecer melhor (mesmo gaba citado acima): Prova de Conhecimentos Espec. I (Auditor do TCE_Paraíba), outubro_2006:
01 a 05: Administração - 5 quest.: 1 letra de cada
06 a 10: Contabilidade Geral - 5 quest.: 1 letra de cada
11 a 16: Contabil. e Orçam. Públicos - 6 quest.: 1 letra de cd. p/ as 5 1ªs.
17 a 22: Finanças Públ.- 6 quest.: 1 letra de cada para as 5 1ªs. do grupo
23 a 27: Auditoria - 5 quest.: Não ocorre a vantagem (tem 2 A).
28 a 32: Matemática Financ. - 5 quest.: 1 letra de cada.
33 a 37: Raciocínio Lógico - 5 quest.: 1 letra de cada.
38 a 43: Direito Constitucional - 6 quest.: 1 letra de cada a partir da 2ª.
44 a 49: Direito Administrativo - 5 quest.: não ocorre a vantagem.
50 a 54: Direito Civil - 5 quest.: não ocorre a vantagem.
55 a 59: Dir. Financeiro - 5 questões: 1 letra de cada.
60 a 65: Licitações e Contratos - 6 quest.: não ocorre a vantagem.
66 a 70: Responsabilidade Fiscal - 5 quest.: não ocorre a vantagem.
Como podemos ver, a vantagem a quem recebe prova tipo 1 é enorme, principalmente porque ela ocorre em matérias demoradas para resolução, que exigem muitas contas.
>>>
Nota: Abaixo vou postar sérias novidades que descobri.
>>>
Back to top
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Concurseiros Forum Index -> ISS - SP - Sala Provisória All times are GMT - 2 Hours
Goto page 1, 2  Next

Page 1 of 2

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum