Concurseiros Forum Index Concurseiros
Vida Longa ao Fórum Concurseiros !

FAQFAQ    SearchSearch    MemberlistMemberlist    UsergroupsUsergroups    fchat fChat  RegisterRegister  
  ProfileProfile    Log in to check your private messages Log in to check your private messages    Log in Log in 

Apreensão com a prova de Português

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Concurseiros Forum Index -> ISS - SP - Sala Provisória
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Pete Sampras
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Thu Nov 16, 2006 12:45 pm    Post subject: Apreensão com a prova de Português Reply with quote

Galera, quem prestou ICMS foi como na prova de português?

Eu tinha feito 19/40, achei que tivesse sido pela tensão da prova. Mas fiz em casa de novo, agora que já esqueci das questões (controlando o tempo, sem folga) e fiz 21/40 só.
Achei algumas respostas do gabarito nas questões interpretativas meio "mandrakes". O que vcs que fizeram a prova acharam? como foram? Eu sempre acertava acima de 70% nas provas da ESAF, acho que não me dei bem com a FCC nessa matéria

A minha preocupação - e da maioria acho - é que a P1 vai ser a prova mais difícil pra fazer o corte de 50%. Civil e Comercial são matérias muito extensas e AP é difícil saber o que esperar.
mathaus
Usuário
Usuário

PostPosted: Thu Nov 16, 2006 12:48 pm    Post subject: Re: Apreensão com a prova de Português Reply with quote

Pete Sampras wrote:

Eu tinha feito 19/40, achei que tivesse sido pela tensão da prova. Mas fiz em casa de novo, agora que já esqueci das questões (controlando o tempo, sem folga) e fiz 21/40 só.
Achei algumas respostas do gabarito nas questões interpretativas meio "mandrakes". O que vcs que fizeram a prova acharam? como foram? Eu sempre acertava acima de 70% nas provas da ESAF, acho que não me dei bem com a FCC nessa matéria

A minha preocupação - e da maioria acho - é que a P1 vai ser a prova mais difícil pra fazer o corte de 50%. Civil e Comercial são matérias muito extensas e AP é difícil saber o que esperar.

Olha cara, eu tb estou preocupado com essa P1, eu ainda não fiz essa prova do ICMS-SP, estou dando uma revisada final em portuguÊs e depois vou fazer todas as provas possíveis, dai eu te falo.

vlw!
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
AlvaroRJ
Usuário Avançado
Usuário Avançado

PostPosted: Thu Nov 16, 2006 1:16 pm    Post subject: Reply with quote

A P1 vai ser a peneira, podem escrever.

Não dá para tomar como base as provas da ESAF para a FCC. Os estilos são diferentes, bem como o foco das questões. Fiz a prova do ICMS-SP e acertei 34 das 40. Foi uma das provas mais difíceis da FCC, mas o problema dela foi o tempo da prova e não a dificuldade das questões.

No geral minhas médias em português nas provas da FCC são altas também. Meu professor no CMRJ foi o Renato Aquino e ele manda bem! Devo isso a ele. Happy
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Gugo
Usuário Avançado
Usuário Avançado

PostPosted: Thu Nov 16, 2006 1:24 pm    Post subject: Reply with quote

Antes do ICMS-SP nunca havia estudado Português... iha para as provas na raça mesmo; qd fiz minha primeira prova ICMS-MG (ESAF) fiz 70% e vi muitas questões interpretativas e achei q nao seria interessante "perder" tempo com essa matéria, no mar de matérias q tinha q estudar na época pro AFRF... chegando na prova de AFRF fiz 60% tb "na raça"... mantive a idéia e acertei apenas 20 das 40 no ICMS-SP, o problema nem foi tanto a nota, mais o tempo q perdi nesta prova, talvez mais de 2 horas, restando menos de 2 pras 60 questões restantes mais o Gaba de 100 questões... resultado, em pouco tempo de prova jah sabia q estava eliminado do concurso... no final faltaram 4 pontos na P1...
Depois disso estudei essa matéria por alguns materiais recomendados aqui no fórum... vou refazer a prova pra ver se deu resultado... tb nao lembro das questões e qd corrigi soh olhei o gabarito, sem ler as respostas...dps coloco o resultado aqui... Abraço!
koba
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Thu Nov 16, 2006 2:25 pm    Post subject: Reply with quote

Na minha opinião interpretação cada um tem a sua, cada um entende de um jeito. A sorte está em entender o mesmo que a banca entende. Será q vcs me entendem?
Back to top
View user's profile Send private message
AlvaroRJ
Usuário Avançado
Usuário Avançado

PostPosted: Thu Nov 16, 2006 2:32 pm    Post subject: Reply with quote

koba wrote:
Na minha opinião interpretação cada um tem a sua, cada um entende de um jeito. A sorte está em entender o mesmo que a banca entende. Será q vcs me entendem?

Tive um professor que dizia que pensar assim é meio caminho para nunca aprender interpretação. A verdade é que todas as respostas das questões interpretativas estão no texto, umas mais claras, outras nem tanto. Voltando nele você achará tudo e isso se pega com prática... A partir daí, o que vai diferenciar na hora da prova é o tempo gasto por cada um para achar as mesmas.

Na minha opinião pelos níveis de prova da FCC só há uma maneira de eliminar candidatos nesse concurso: textos grandes e chatos + pouco tempo de prova.
Back to top
Bruce Dickinson
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Thu Nov 16, 2006 2:34 pm    Post subject: Reply with quote

koba wrote:

Pois é, o problema de interpretação é que eles induzem colocando idéias "comuns", corriqueiras, mas que não são o questionamento do enunciado. Na realidade eles querem saber qual é a opinião "média", de bom senso, que não extrapole (exagero), não diminua (restrição) ou não altere (distorção) a bendita interpretação do texto lançado. Ou seja, não é tanto questão de sorte, mas de entrar na cabeça do autor do texto, ou na cabeça do examinador (quando este distorce a própria idéia do autor. Sim, isso acontece em algumas provas).

De qualquer forma, vale a recomendação corrente: fazer muitas provas da banca.
Sergio_br
Moderador
Moderador

PostPosted: Thu Nov 16, 2006 6:29 pm    Post subject: Reply with quote

"A P1 vai ser a peneira, podem escrever."

Com certeza, pois são 20 questões a peso 3 na P1, ou seja, 60 pontos, metade dos pontos da P1 e 12% do total, quem for bem em Português já terá quase a metade dos pontos da P1 e fugirá da eliminação (50% no mínimo), já que as outras matérias da P1 são bem complicadas para estudar pela extensão e falta de material adequado (Civil e Comercial - 20 questões, peso 2 e Adm pública 20 questões , peso 1).
Este foi o meu erro no ICMS-SP, substimei a P1 e acabei eliminado justo nela, apesar de que há muitas diferenças (no ICMS havia mais matéria, mais questões e etc), porém vale a lembrança da experiência anterior.

Sérgio
Back to top
Pete Sampras
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Fri Nov 17, 2006 2:54 pm    Post subject: Reply with quote

Fiz a prova de portugues do Bacen (FCC) e acertei 18/20. Mas tava MUITO mais fácil que a do ICMS. Difícil saber o que esperar da FCC...

Que outra prova boa de Português da FCC vcs recomendam fazer?

abraços
Gugo
Usuário Avançado
Usuário Avançado

PostPosted: Sun Nov 19, 2006 6:40 pm    Post subject: Reply with quote

Refiz a prova do ICMS-SP e acertei apenas 23 questões... como disse tinha acertado 20 qd fiz no dia... o problema eh q qd fiz a prova nunca havia estudado Português, depois estudei pelo livro do Joao Bolognesi e estou terminando as aulas de exercícios do Ponto da professora Claudia Kzolowski... tanta dedicação para melhorar apenas 3 pontos... realmente, eh desesperador, hehe... sabiamente alguhem disse aqui no fórum q a relação (estudo/ melhoras em rendimento em Portuguehs) eh demorada mesmo pra surtir efeito... Destarte, confrontei o meu antigo gabarito com o novo e de 5 questões q havia acertado inventei e acabei errando... mais tah blz, eh soh pra constar... Abraço!
Deme_SP
Usuário Especial
Usuário Especial

PostPosted: Sun Nov 19, 2006 7:08 pm    Post subject: Re: Apreensão com a prova de Português Reply with quote

Pete Sampras wrote:

Eu fiz 29/40 no ICMS. No AFRF fiz 19/20. Com certeza a P1 vai ser a prova mais difícil de fazer o mínimo.

Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
concurseiro-rj
Moderador
Moderador

PostPosted: Sun Nov 19, 2006 7:45 pm    Post subject: Reply with quote

Eu estive olhando e acertei 19 de 40 das 30 que respondi e 10 das que chutei. Refiz recentemente esta prova e acertei umas 30 de 40. A prova estava difícil, mas o pior foi a enorme pressão do tempo. Eu me arrependi de ter tentado resolver RLM, pois gosto de raciocínio lógico e tinha peso naquela prova. Das 16 que tentei resolver e 4 que chutei, consegui acertar 13. É muito difícil ema prova que tem 40 Q de portugues com muitas trabalhosas, 20 de RLM, 10 de matfin/estat e finalmente 10 de ingles. São 80 questões demoradas e trabalhosas. Apenas 10 de atualidades e 10 de informatica que são questões mais rápidas.
Back to top
Menina Poderosa
Usuário
Usuário

PostPosted: Sun Nov 19, 2006 10:42 pm    Post subject: Re: Apreensão com a prova de Português Reply with quote

Deme, vc acertou 29/40 mas me diga uma coisa..........destas 29 quantas vc chutou?
outra pergunta é em relação ao tempo gasto em cada questão........qts minutos em média se gasta em uma questão de interpretação e em uma de gramática em uma prova do estilo ICMS SP.

agradeço sua orientação.

Deme_SP wrote:
Pete Sampras wrote:

Eu fiz 29/40 no ICMS. No AFRF fiz 19/20. Com certeza a P1 vai ser a prova mais difícil de fazer o mínimo.

Pete Sampras
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Mon Nov 20, 2006 7:58 am    Post subject: Reply with quote

Relaxa Gugo, é assim mesmo. Eu faço jornalismo à noite, escrevo em blog, matérias pra facu, etc. e fui mal na prova hehhe Eu acho que o negócio é não viajar nas respostas, parar de superestimar as questões e responder as questões interpretativas exclusivamente com o que está no texto (parece óbvio, mas é um erro que eu estava fazendo)

Menina Poderosa, pra uma prova como a do ICMS acho que não tem problema gastar 3 minutos por questão. Dá pra compensar indo mais rápido nas outras matérias

[]s
CAMALEÃO
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Mon Nov 20, 2006 8:36 am    Post subject: Reply with quote

Eu não vou fazer o concurso,mas vou dar minha opinião.Nas provas de AFRF,TODOS professores de português esperam o gabarito para depois darem suas opiniões.Se eles responderem antes da divulgação dos gabaritos poucos acertam 19 com acertou o DEME.Ou seja,poucos só erram uma questão.
Se no ICMS/SP, ele acertou 29.Vocês já têm uma idéia do nível da prova.Agora o jogo é outro(não são mais 40 questões) podem ir esperançosos porque aquela prova atípica não se repetirá.
Sds
Back to top
smartini
Moderadora
Moderadora

PostPosted: Mon Nov 20, 2006 8:55 am    Post subject: Reply with quote

Fiz 29/40 na P1, mas meu tempo quase acabou por aí! Tive que chutar quase tudo e não consegui acertar. Fiquei por 2. Vai chutar mal lá na Sibéria!
Realmente, essa P1 vai separar o joio do trigo..
Pancho Villa
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Mon Nov 20, 2006 11:25 am    Post subject: Prova 1 Reply with quote

Quote:
"A P1 vai ser a peneira, podem escrever."

Com certeza, pois são 20 questões a peso 3 na P1, ou seja, 60 pontos, metade dos pontos da P1 e 12% do total, quem for bem em Português já terá quase a metade dos pontos da P1 e fugirá da eliminação (50% no mínimo), já que as outras matérias da P1 são bem complicadas para estudar pela extensão e falta de material adequado (Civil e Comercial - 20 questões, peso 2 e Adm pública 20 questões , peso 1).
Este foi o meu erro no ICMS-SP, substimei a P1 e acabei eliminado justo nela, apesar de que há muitas diferenças (no ICMS havia mais matéria, mais questões e etc), porém vale a lembrança da experiência anterior.

Concordo em gênero, número e grau com vc Sérgio Br.
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Deme_SP
Usuário Especial
Usuário Especial

PostPosted: Mon Nov 20, 2006 12:59 pm    Post subject: Re: Apreensão com a prova de Português Reply with quote

Menina Poderosa wrote:
Deme, vc acertou 29/40 mas me diga uma coisa..........destas 29 quantas vc chutou?
outra pergunta é em relação ao tempo gasto em cada questão........qts minutos em média se gasta em uma questão de interpretação e em uma de gramática em uma prova do estilo ICMS SP.

agradeço sua orientação.

Deme_SP wrote:
Pete Sampras wrote:

Eu respondi a todas 40 questões, em aproximadamente 1:40 de prova, o que foi pouco tempo ainda.

Back to top
Eliezer
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Mon Nov 20, 2006 1:52 pm    Post subject: Reply with quote

Eu também concordo que a P1 vai detonar.

Presumo que a Esaf explora o concursando com textos longos e cansativos, enquanto a FCC prefere as expressões mais confusas possíveis.

São enfoques diferentes de cada banca.
Back to top
ceron
Usuário Júnior
Usuário Júnior

PostPosted: Mon Nov 20, 2006 3:14 pm    Post subject: ... Reply with quote

Assim como alguns relataram, a prova de português do ICMS-SP foi mesmo dureza e eu acertei apenas 19. Contudo, a prova foi "dureza" por ter sido baseada em textos enormes que causaram uma elevada perda de tempo e alto esgotamento do vigor intelectual. Ou seja, depois de responder umas 15 já começou a bater o cansaço intelectual (acho que todo mundo que faz concursos entende o que estou dizendo) e a concentração começou a ficar prejudicada gerando os famosos e recorrentes erros por falta de atenção (cansaço).

Já tinha feito outras provas da fcc e nenhuma pode ser comparada a do ICMS-SP, principalmente pelo cansaço que deu nos candidatos. A vantagem agora é que teremos mais tempo (já que são apenas 3 matérias na P1) e as outras duas matérias - civil/comercial e adm pública, ou vc sabe ou não, não tem muita perda de tempo.

Estou tentando me preparar ao máximo para português para evitar a eliminação, mas no fundo acredito que não teremos uma repetição do ICMS-SP em função do maior tempo e menor número de questões.
concurseiro-rj
Moderador
Moderador

PostPosted: Mon Nov 20, 2006 5:48 pm    Post subject: Reply with quote

Quando vão decidir o tempo das provas ?
Back to top
Gugo
Usuário Avançado
Usuário Avançado

PostPosted: Mon Nov 20, 2006 6:30 pm    Post subject: Reply with quote

concurseiro-rj wrote:
Quando vão decidir o tempo das provas ?

só Deus sabe...

mais nao acredito em mais de 3 horas por prova...
Deme_SP
Usuário Especial
Usuário Especial

PostPosted: Mon Nov 20, 2006 11:02 pm    Post subject: Reply with quote

Para quem quiser treinar provas difíceis e trabalhosas, se não há provas da FCC assim, eu sugiro fazer algumas provas da ESAF. Não lembro de quais eram as mais difíceis, mas com certeza algumas delas eram: AFRF 2003, AFC-SFC 2002 (essa é a pior) e AFRF 2005. Há inúmeras outras, mas eu esqueci.

Back to top
Ed Pessanha
Novo usuário
Novo usuário

PostPosted: Thu Nov 23, 2006 7:22 pm    Post subject: Apreensão com a prova de Português Reply with quote

Pessoal, por incrível que pareça, acho que Português será a prova mais fácil do concurso. As provas de Português da FCC seguem o mesmo padrão, as questões são sempre parecidas. A FCC não coloca a numeração das linhas do texto, então eu recomendo que todo mundo enumere as linhas pois, nas questões, eles sempre pedem pro candidato voltar pro texto. O verbo VIR e suas derivações (porvir, intervir, etc.) sempre caem nas provas. É interessante estudar também as conjugações dos verbos do MARIO (Mediar, Ansiar, Remediar, Incendiar e Odiar), pois eles possuem pegadinhas e, PRINCIPALMENTE, o verbo reaver. É bom, também, o candidato estudar as diferenças entre POR QUE, PORQUÊ, POR QUÊ e PORQUE.
Back to top
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Concurseiros Forum Index -> ISS - SP - Sala Provisória All times are GMT - 2 Hours

Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum